Polícia

Após 15 dias, seis fugitivos do Presídio do Agreste ainda continuam foragidos

TNH1 | 15/08/22 - 16h26

Após duas semanas, as forças de segurança do estado de Alagoas ainda seguem à procura de seis dos 12 fugitivos do Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, Agreste alagoano. Policiais civis, militares e penais chegaram ao 15º dia de buscas e metade dos detentos continua desaparecida. A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) confirmou a informação ao TNH1, na tarde desta segunda-feira, 15.

Luan Alberto Araújo Ferreira, José de Lima Martins, João Paulo Santos Silva, Henrique Alvino dos Santos, Ewerton Soares Cordeiro e Adilton Franca da Silva são os presidiários que ainda estão escondidos da polícia desde o último dia 31. Eles deixaram o complexo prisional após violarem o sistema de segurança da unidade e logo se separaram dos reeducandos que já foram recapturados.

No último dia 4, quatro reeducandos haviam sido localizados após buscas na cidade de Major Izidoro, no Sertão de Alagoas. Alison Miranda da Silva, José Sebastião Vicente da Silva, Lucival da Conceição Bezerra Lima e José Rendrikson Barbosa Vilar foram detidos na operação. O quinto e último detento recapturado foi Jaelson Cândido da Silva, no dia 5 de agosto, na zona rural do município de Jaramataia, no Agreste. 

Já Claudemir da Silva morreu baleado após reagir à investida das equipes das forças de segurança e trocar tiros com elas. Natural de Maceió, ele tinha 29 anos e cumpria pena desde o ano de 2018 por homicídio e roubo qualificado. 

Seris disponibiliza número de WhatsApp para denúncias - A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) disponibilizou um número de WhatsApp para que a população possa dar informações sobre os possíveis paradeiros dos fugitivos do Presídio do Agreste, além de outras denúncias. Até o momento, dos 12 detentos que escaparam do complexo de segurança em Girau do Ponciano, cinco foram recapturados, um morreu em troca de tiros e seis continuam foragidos.

De acordo com o órgão, o Disque Denúncia 181, da Polícia Civil, continua disponível, mas, por meio do número 98704-2234, no aplicativo WhatsApp, é possível passar informações como imagens, seja fotos ou vídeos, e localização precisa, por meio de coordenadas geográficas. O sigilo é garantido ao denunciante.

MPE investiga falhas no presídio - "Houve um sucessão de falhas e em um contexto muito mais amplo". A fala é do promotor de Justiça de Alagoas, Luiz Vasconcelos, sobre a fuga de 12 reeducandos do Presídio do Agreste. O representante do Ministério Público Estadual (MPE) afirma que somente as investigações vão especificar se as falhas foram por omissão ou mesmo por dolo.

Luiz Vasconcelos disse ser inadmissível uma fuga de tal tipo para o sistema penitenciário alagoano, principalmente no Presídio do Agreste, que foi descrito pelo promotor como o de melhor estrutura em todo o estado. Sobre os funcionários que estavam fazendo a segurança do presidio no momento da fuga, o promotor disse que todos foram afastados e passarão por procedimentos administrativos. 

A fuga - Os doze detentos que fugiram do Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, serraram as grades da cela e depois passaram por duas áreas de telas com arame farpado no complexo de segurança. 

Eles teriam envolvimento com facções criminosas, porém a informação não foi confirmada pela Seris. Seis deles cumpriam pena por homicídio, enquanto os outros seis têm ligação com tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo.