Educação

Após 'trote' não autorizado, 25 alunos são expulsos de escola particular em Maceió

Redação TNH1 | 09/11/22 - 16h51
Reprodução

A direção de um colégio particular em Maceió confirmou, nesta quarta-feira, 9, que expulsou 25 alunos do terceiro ano do ensino médio, após um 'trote' não autorizado se transformar em ato de vandalismo dentro das dependências da unidade escolar. 

Em nota, o Colégio Santa Úrsula afirmou que o caso ocorreu na última quinta-feira, 3, e que a mobilização dos envolvidos aconteceu por meio de um grupo de WhatsApp. A coordenação da unidade tomou conhecimento, enviou comunicado aos pais e responsáveis previamente no dia 1º e questionou os adolescentes, alertando que não fosse feito nada sem autorização da direção, mas, em resposta, ouviu dos alunos que não havia nada sendo organizado. 

Dois dias antes, a escola chegou a realizar um evento, contratando banda e proporcionando lanche e lazer na piscina para que os alunos confraternizassem. 

A reportagem teve acesso aos vídeos que mostram estudantes disparando extintores de incêndio no pátio, além de imagem que exibe ovos atirados pela escola, inclusive, no quadro branco dentro da sala de aula. Bexigas de água também foram arremessadas em direção ao local destinado para alunos do infantil. 

Após identificar os envolvidos, o colégio optou pela expulsão de 25 alunos - entre meninos e meninas. Para concluir o ensino médio, eles podem fazer a transferência para outras escolas ou esperar a realização de uma prova de conclusão de curso, que é aplicada pelo governo em março. A participação deles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda pode ocorrer normalmente. 

O Santa Úrsula informou ainda que, caso o Ministério Público do Estado receba alguma denúncia e abra algum procedimento, está à disposição para disponibilizar imagens e esclarecimentos. Leia a nota na íntegra:

"Prezados Pais ou Responsáveis, O Colégio Santa Úrsula, imbuído de seu compromisso com a comunidade escolar, vem, por meio desta nota, esclarecer os atos realizados no dia 03/11/22, por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Médio. 

Através de uma mobilização, em um grupo de WhatsApp, alguns estudantes programaram uma “brincadeira” em forma de trote sem a prévia autorização e sem o conhecimento da Coordenação do Colégio. Na organização da “brincadeira”, que consistiria em trazer ovos, amido de milho em pó (maisena), sinalizadores e bombas para dentro do Colégio, estava determinado que todos os alunos do Colégio seriam envolvidos de forma deliberada na atividade não autorizada. 

Tentamos averiguar com alguns alunos da 3ª série se essa informação tinha procedência, não obtivemos nenhuma devolutiva que confirmasse essa notícia. Cientes de nosso papel formativo e com nosso compromisso com a segurança de nossos alunos dentro do ambiente escolar, resolvemos alertar previamente as famílias das 3ªs séries do Ensino Médio sobre a possível situação, bem como contar com o apoio e colaboração delas para evitar qualquer situação que viesse a oferecer riscos aos nossos estudantes. Esse comunicado foi enviado no dia 1°/11/2022 para pais, alunos e responsáveis da referida série, via agenda Edu. Também solicitamos que fosse divulgado, por meio dos representantes, no grupo de WhatsApp das 3ªs séries dos alunos. 

No dia 03/11/22, os coordenadores novamente estiveram em sala de aula e conscientizaram os alunos no sentido de não realizar tais atos, diante do risco de causar lesões às pessoas da comunidade escolar e por se tratar de uma ação de cunho desrespeitoso com professores, alunos e demais funcionários. 

Entretanto, mesmo com todas as orientações e informações passadas em sala e de comunicados enviados às famílias, fomos ignorados em nossas solicitações, por parte dos alunos, e tivemos um momento de extremo desrespeito ao outro, sem empatia com equipe de apoio e com as crianças que não tinham conhecimento do que se tratava. Faltando 15 minutos para o fim do intervalo das 10h, alguns alunos da mencionada série saíram pelos corredores da escola em algazarra, atirando ovos, maisena, água, bexigas de água, acendendo sinalizadores e disparando extintores de incêndio de pó químico nos corredores da escola e dentro de salas de aula. 

Historicamente tem sido comum alguns alunos promoverem brincadeiras no fim do ano letivo, sendo habitualmente situações saudáveis de comemoração pelo fim de uma etapa importante na vida dos estudantes. No entanto, as ações praticadas no último dia 03/11/22 excederam o limite do bom senso, deixando de se tratar de uma “brincadeira” e se tornando atos excessivos e ofensivos de alunos contra outras pessoas. Como consequência, tivemos pessoas machucadas fisicamente, outras com problemas respiratórios, além de se ofender o bem-estar das pessoas com necessidades especiais que frequentam o ambiente escolar, entre outras consequências danosas, ou seja, como foi alertado, tivemos danos e situações embaraçosas com crianças e adolescentes que não gostariam de se envolver na situação. 

Diante do ocorrido, recebemos algumas famílias indignadas com a situação pela qual seus filhos foram submetidos de forma inadvertida e lesiva. Essas mesmas famílias solicitaram do Colégio uma ação compatível com a gravidade gerada pela circunstância. 

Assim, o Colégio vem com o presente comunicado informar a toda comunidade escolar o que apurou e as providências que tomará. 

Todos os alunos envolvidos foram identificados pelo Colégio por meio de sua conduta no referido dia, através dos equipamentos de gravação de vídeo da escola, por vídeos fornecidos por outros alunos e por relatos de testemunhas. Diante da situação e seguindo nossos princípios e a nossa missão, visão e valores institucionais, além do respeito aos diversos atendimentos e às famílias que confiam em nossa instituição, que acreditam entregar seus filhos a um ambiente propício para a formação de valores éticos e respeito ao próximo, não poderíamos deixar de tomar providências em relação a esse grupo. 

Aplicaremos as penalidades proporcionais e adequadas a todos os alunos envolvidos no evento, na medida da participação de cada um, inclusive aplicando as penalidades máximas possíveis diante dos atos mais sérios e reprováveis, nos termos do Regimento Escolar. Por ter adentrado na esfera que envolve o direito da criança e do adolescente, na medida em que se fizer necessário, o Colégio disponibilizará todo o material probatório produzido para as autoridades públicas, a fim de que estas, na medida de suas atribuições, tomem as providências que entenderem necessárias. 

Por todo o contexto apresentado aos senhores, reforçamos a nossa indignação ao ato ocorrido, ao mesmo tempo em que nos solidarizamos e reafirmamos o nosso engajamento com toda a comunidade escolar, reiterando o compromisso em manter nesta Instituição um ambiente profícuo de desenvolvimento afetivo, empático e solidário, além de seguro e acolhedor para todas as pessoas que estão no ambiente escolar. 

Certos da compreensão quanto à condução do contexto, este Colégio se mantém acessível para qualquer esclarecimento. Maceió, 8 de novembro de 2022".