Maceió

Aposentada acumulava cerca de dez toneladas de lixo dentro de casa em Maceió

09/12/15 - 10h59

Mais de cinco toneladas foram retiradas só pela manhã (Crédito: Cortesia / Lucas Alcântara)

Mais de cinco toneladas foram retiradas só pela manhã (Crédito: Cortesia / Lucas Alcântara)

Uma praga de ratos em uma região do bairro Rio Novo, próximo ao Cemitério Divina Pastora, denunciada pela população à Prefeitura de Maceió, levou à descoberta de uma casa preenchida de lixo, do chão ao teto. Estima-se que, no local, haviam acumuladas mais de dez toneladas de entulho.

A moradora, Minervina dos Santos, aposentada, que disse ser catadora de material reciclável, já não dormia mais no imóvel, que não tinha móveis ou outros objetos que lembrassem uma residência. O acúmulo teria começado há quatro anos. Ela construiu uma espécie de cabana, embaixo de bananeiras no quintal, para poder acumular o material, que ia de eletrodomésticos velhos a garrafas PET.

A situação foi constatada há poucos dias, pelo Centro de Controle de Zoonoses, depois de tentativas frustradas de combater a praga de ratos na área externa ao imóvel. De acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), o CCZ foi acionado pela população há cerca de um mês.

Assista:

A denúncia apontava que os roedores eram provenientes da casa e informava sobre o acúmulo de lixo. O tratamento contra ratos, escorpiões e mosquitos da dengue foi iniciado, mas não pôde ser concluído.

O CCZ acionou a Slum, na semana passada, e uma fiscalização in loco constatou a gravidade da situação. A casa estava tomada por lixo e não tinha mais espaço por onde circular.

A moradora foi notificada a retirar o material acumulado, porém, não atendeu à determinação. De acordo com a assessoria de comunicação da Slum, a mulher é muito humilde e não teria condições de fazer o serviço.

Nesta quarta (9), pela manhã, a Slum enviou uma caçamba ao local e retirou cinco toneladas de lixo no horário da manhã. A expectativa é que o trabalho se estenda por todo o dia e recolha mais de dez toneladas de material.

Estrutura do imóvel

Devido à precariedade do local, a Defesa Civil também foi acionada para uma avaliação da estrutura do imóvel. As paredes apresentam rachaduras, mas, em uma primeira avaliação, não foi constatado risco de desabamento. Uma nova inspeção será realizada após o trabalho de limpeza.

Também participaram da ação a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente, agentes de controle de endemias, e Batalhão de Polícia Ambiental.

A Slum reforça à população o pedido para que situações semelhantes ou outros casos de acúmulo de lixo sejam denunciados pelo telefone do Disque Limpeza: 3315-2600.

Veja vídeo: