Maceió

Aposentados vão sacar benefício e acham conta "zerada" em Maceió

08/02/17 - 08h33 - Atualizado em 08/02/17 - 09h42

Mais de 20 beneficiários do INSS que iriam sacar o valor de aposentadoria ou pensão esta semana tiveram uma surpresa desagradável quando chegaram ao banco. Clientes de duas agências do Santander da Rua do Sol, no centro de Maceió, não encontraram dinheiro nas contas e denunciaram o desvio à Polícia Civil.

Os casos foram registrados no 1º Distrito Policial, pelo delegado Ronilson Medeiros, já ouviu clientes e deve conversa com os gerentes dos bancos para confirmar se os aposentados e pensionistas foram vítimas de fraude.

Os valores foram sacados na segunda (6) e na terça (7), supostamente na cidade de Barreiros, em Pernambuco, pouco antes dos verdadeiros “donos” dos benefícios. "Eles podem ter sido vítimas de clonagem de cartão. Só no dia 6, recebemos cinco vítimas. Ontem foram mais, algumas foram para a Central de Flagrantes, e hoje tem mais gente. Já fizemos os ofícios para que os gerentes compareçam à delegacia", confirmou o chefe de operações, Wilson Vasconcelos.

Dona Maria do Carmo, de 69 anos, foi uma das vítimas que procurou a delegacia nesta quarta. Ela contou à repórter Nathália Lopes, da TV Pajuçara, que pediu à patroa que sacasse o dinheiro ontem. Quando soube do golpe, ficou tão nervosa que preferiu esperar o dia seguinte para registrar o Boletim de Ocorrência.

Luiz Antônio, também de 69 anos, foi à delegacia ontem, mas o local estava cheio e ele decidiu voltar só hoje. A polícia acredita que eles tenham sido vítimas do golpe do "chupa-cabra", instalados no caixa eletrônico.

Ressarcimento

De acordo com o INSS, que falou com o TNH1 por meio da assessoria de imprensa, é possível saber que os saques foram realizados horas antes dos clientes chegarem ao banco porque o valor do benefício só é liberado na data prevista no cronograma de pagamento.

O INSS ainda confirmou que o dinheiro foi depositado pelo órgão e, a partir de agora, o ressarcimento fica a cargo do banco.

O Santander, a pedido da reportagem, encaminhou nota por e-mail onde informa que os clientes não serão prejudicados. “Na medida em que seja informado sobre as contestações, [o Santander] adotará todas as providências cabíveis para que os clientes não sejam prejudicados", diz a nota.