Tecnologia

App permite que pais vejam filhos ao vivo em corridas de táxis

01/02/17 - 14h02

Você já precisou chamar um táxi para levar seu filho a algum lugar, mas teve medo de deixá-lo sozinho com o motorista? O aplicativo FemiTáxi agora oferece um serviço que permite ver um vídeo ao vivo da criança durante todo seu trajeto.

O serviço, que funciona somente na cidade de São Paulo, faz transmissões ao vivo para o YouTube em vídeos particulares (não listados), cujos links de acesso são enviados aos pais por meio do próprio aplicativo. Ninguém mais pode ver a transmissão a não ser quem tiver pedido o táxi para o seu filho.

Além do vídeo, todo o deslocamento da criança pode ser visto em tempo real no aplicativo.

“Fiz um levantamento com taxistas e descobri que muitas pessoas procuram taxistas para levar filhos a compromissos, mas os pais querem controle e tranquilidade”, conta Charles-Henry Salem, CEO do FemiTaxi, em entrevista a EXAME.com.

A opção no aplicativo é chamada “Crianças Desacompanhadas” e pode ser usada para transportar crianças de, no mínimo, 7 anos de idade pelas ruas de São Paulo.

É preciso agendar a corrida de uma criança desacompanhada dos pais com, ao menos, 30 minutos de antecedência. Fora isso, é necessário pagar uma taxa adicional de 15,50 reais para a motorista.

O valor adicional, além de proporcionar o acompanhamento de crianças ao vivo, também funciona como uma forma de aumentar a renda de taxistas, que, segundo o CEO do app, tiveram perdas com a popularização de outros aplicativos de transporte individual.

Os planos de 4G não são oferecidos pela FemiTáxi, as próprias condutoras são responsáveis pela contratação de franquias de dados que deem conta de realizar as transmissões ao vivo.

Por padrão, para economizar dados de internet e manter o padrão de qualidade, os vídeos têm qualidade de 240p, que é inferior à qualidade de um DVD. O áudio também é transmitido em tempo real.

Nesta primeira fase de lançamento, dez taxistas oferecerão o serviço na capital paulista, entre 6h e 20h.

O serviço, segundo Salem, também deve ser lançado em Belo Horizonte.  

O FemiTáxi é um serviço de táxis que conta somente com motoristas mulheres, com a promessa de oferecer um serviço diferenciado para o público feminino. O aplicativo tem versões para Android e iPhone.