Um ar condicionado pegou fogo e causou um princípio de incêndio no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. O caso aconteceu no começo da manhã desta quinta-feira (19) na sala de pré-natal da unidade de saúde.
Em entrevista à Rádio Pajuçara FM, o sargento Carlos, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), explicou que o aparelho de refrigeração estava ligado quando as chamas iniciaram e logo foram apagadas.
“O local estava aberto, o fogo foi apagado e recomendamos aos responsáveis que abrissem mais portas e janelas para dissipar a fumaça”, relatou.
Por meio de uma nota de esclarecimento, o HU divulgou que quatro salas foram afetadas com fuligem e fumaça, sendo o único item afetado o ar condicionado e a fiação.
"A investigação preliminar demonstra que a última pessoa que saiu do ambulatório de pré-natal, deixou um equipamento de ar-condicionado ligado, este então, superaqueceu pelo tempo excessivo de uso e pegou fogo durante a madrugada. Esse ambulatório não funciona à noite e por essa razão a situação não foi percebida imediatamente. O próprio sistema de segurança elétrica desarmou, o que evitou que ocorresse incêndio no prédio. O fato só foi descoberto pela manhã quando os primeiros trabalhadores chegaram e perceberam fumaça e paredes chamuscadas", consta na nota.
O TNH1 apurou com a unidade de saúde que a investigação será feitas nos próximos 30 dias. A própria brigada de incêndio do local atuou para apagar as chamas, mas, seguindo o protocolo, os bombeiros foram acionados. Todas as atividades do hospital continuam em funcionamento, uma vez que não houve dano estrutural e nem de outros equipamentos. As salas afetadas passarão por limpeza, para depois serem liberadas.