Mercado de Trabalho

Arapiraca e Craíbas: mineradora oferece mais de 500 vagas de qualificação

São diversos cursos nas áreas de carpintaria, mecânica, solda, eletricista, entre outras.

Assessoria | 10/06/19 - 13h49
Lucas Ferreira - prefeitura de Arapiraca

A Mineração Vale Verde, por meio de uma parceria com o Sesi/Senai, as prefeituras de Arapiraca e Craíbas, publicou o edital de seleção para o Programa de Qualificação Profissional. São 555 vagas para os cursos de pedreiro, servente, armador, carpinteiro, pintor, caldeireiro, encanador industrial, eletricista montador, mecânico montador, mecânico montador, mecânico ajustador, montador de andaimes e soldador.

A escolaridade mínima – para a maioria dos cursos – é o 5º ano do ensino fundamental e nem todos requerem experiência prévia, a exemplo dos cursos de servente, armador, carpinteiro e pintor. As inscrições vão de 10 a 12 de junho, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Os interessados deverão ir pessoalmente na unidade do Sesi/Senai, localizado na Rua Engenheiro Camilo Collier, nº 520, no bairro Primavera, em Arapiraca, levando: (a) original e cópia de um documento de identidade oficial com foto; (b) cópia do cadastro de pessoa física (CPF); (c) original e cópia do certificado de escolaridade (diploma ou histórico escolar); (d) comprovante de residência dos últimos 3 (três) meses em nome do candidato ou parente próximo; (e) comprovante de experiência na área do curso (caso se exija experiência prévia). Também haverá inscrições no Auditório Municipal Francisco Barbosa Lima, localizado na rua São Pedro, no Centro de Craíbas.

E para atender à demanda das comunidades próximas ao Projeto Serrote, ocorrerão inscrições nas escolas municipais: José Aprígio da Silva (Pau-Ferro); Antônio Jovino da Silva (Lagoa do Mel); João dos Santos Costa (Cupira); Odilon Francisco Lima (Ipojuco); Delmiro Soares da Silva (Lagoa da Cruz); São Sebastião (Umbuzeiro). Para participar do programa, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos, mas não há limite de idade.

Não há custo para realizar a inscrição nem para fazer os cursos, caso o candidato seja aprovado. Os testes serão realizados no dia 22 de junho, de 8h às 12h e de 14h às 18h, na unidade do Sesi/Senai, em Arapiraca, e na E.M. Cel. José Barros Paes, na Rua Francisco Gama da Silva, no Centro de Craíbas. Os candidatos deverão comparecer com uma hora de antecedência ao local dos exames. Os resultados serão divulgados no dia 28 de junho, a partir das 10h, nos locais de prova e no site da empresa, onde também já está disponível o edital do Programa, para download. Os cursos que requerem experiência prévia terão uma segunda etapa (prova prática), de caráter eliminatório.

O gerente-geral da Mineração Vale Verde, Tony Lima, enfatizou que o momento é oportuno, já que as vagas na MVV e construtoras contratadas pela mineradora aumentam com o avanço do projeto: “Temos o compromisso de priorizar a contratação de mão-de-obra local e queremos que nossas vagas sejam ocupadas por moradores do agreste alagoano, região onde estamos presentes. A participação no programa de qualificação não é uma garantia de emprego, mas, quem participar, com certeza, terá um diferencial competitivo no currículo em um processo seletivo. Hoje, dois em cada três contratados são da região”, afirmou Tony.