O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado anualmente em 18 de maio, é registrado antecipadamente nesta sexta-feira, em sessão especial da Assembleia Legislativa de Alagoas, a partir das 9 horas da manhã.
LEIA TAMBÉM
Quem apresentou requeriento para reaização da sessão foi o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), que justifica a iniciativa:
“É dever do Estado garantir a segurança das crianças e adolescentes. Então, nada mais correto que o parlamento escute e dialogue com pessoas que atuam diariamente sobre esse problema para, daí, elaborar leis e propor ações ao Poder Executivo que atuem no combate a essa chaga”, alega o parlamentar.
Segundo ele, "crianças e adolescentes são constantemente abusadas e exploradas, e em boa parte das vezes, dentro de suas próprias casas”, ao lembrar que em 2023 foram registrados 3.027 casos de violência contra crianças e adolescentes em Alagoas, dentre eles 1.252 registros de violência sexual, além de casos igualmente lastimáveis, como negligência, tortura e tráfico.
A data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por conta do sequestro, estupro e assassinato da menina Araceli, de 8 anos de idade, em 1973, em Vitória, no Espírito Santo - o caso ganhou repercussão nacional pelo enolvimento de filhos de políticos, mas terminou não resultando em nenhum indiciamento ou condenação - segue impune até os dias de hoje.
LEIA MAIS
+Lidas