Esporte

Atletas paralímpicos alagoanos conquistam mais duas pratas em competição

29/11/15 - 20h04


O atletismo alagoano brilhou mais uma vez no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) neste penúltimo dia de competições das Paralimpíadas Escolares com duas medalhas de prata.

A participação alagoana foi iniciada na prova do arremesso de peso, na classe F56, para pessoas com paralisia nos membros inferiores, com a estudante Ediwiges Andreza da Silva Lessa, da Escola Municipal Padre Luís Barbosa Leite, de Piaçabuçu. Em sua primeira competição nacional, a atleta atingiu a marca 3 metros e 13 centímetros.  

A segunda medalha do dia veio com José Marcos Chaves da Silva, da Escola Estadual Professora Miram Marroquim, no salto em distância, na classe F37, para atletas com paralisia dos membros inferiores e superiores. Ele já havia conquistado um bronze na competição, nos 400 metros.   

Outro destaque foi o estudante da Escola Municipal Professor Corintho Campelo da Paz, de Maceió, Átila da Silva Barboza, também no salto em distância, na classe F20, numa disputa acirrada com mais 24 atletas, ficando entre os cinco primeiros colocados, com a marca de 5 metros.

Para a coordenadora do atletismo na competição, Karina Kristian, o desempenho dos atletas foi bastante positivo e correspondeu ao nível de experiência de cada um.

“A Edwirges foi muito bem e entrou na prova tranquila, apesar de ser a primeira participação. O Marcos já tem experiência e uma boa coordenação motora para a classe dele. O resultado já era esperado. O Atila também tinha chances de pódio, mas ao sentir uma lesão recente no tornozelo direito acabou sendo prejudicado na disputa”, avaliou.         

Oportunidades

De acordo com o professor de educação física e técnico da medalhista de Piaçabuçu, Alan Santos Moura, as paralimpíadas escolares proporcionam inúmeras experiências.

“Está sendo um aprendizado tanto para mim quanto para ela, que tem a oportunidade de conviver com pessoas nas mesmas condições, ganha conhecimento técnico e ainda trabalha sua autoestima”, declarou.

Para o staff Jedaias Albuquerque, que acompanha o desempenho da delegação alagoana desde a segunda edição das paralimpíadas escolares, os resultados obtidos até agora são fruto da dedicação dos atletas, citando o exemplo do José Marcos.

“Venho acompanhando o Marcos há quatro anos. É um atleta de alto rendimento, que vem melhorando a cada dia. Já iniciamos os treinamentos de base para o regional do próximo ano”, revelou.

Participação

A equipe da bocha encerrou sua participação na quinta-feira (26), com mais três jogos. O estudante da Escola Municipal Maria José Carrascosa, Everton Bruno de Souza Santos, disputou sua segunda partida contra o atleta do Distrito Federal, Lucas Ribeiro, mas não obteve a vitória. Enquanto Anderson dos Santos Freitas, da Escola Estadual Manoel Simplício, ganhou a última das três partidas disputadas.



Fonte: Agência Alagoas