Educação

Audioaulas se consolidam como ferramenta de ensino em Maceió

Alunos contam suas experiências de aprendizado com o projeto Rádio Escola Maceió

Secom Maceió | 24/06/20 - 10h32
Foto: Ascom Semed

O período de isolamento social ocasionou no afastamento dos alunos das salas de aula. Mas agora, por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as aulas estão sendo transmitidas aos alunos pelo rádio.

Todas as tardes o aluno da Escola Municipal Luiz Pedro IV, Wesley Fernandes, do 5º ano, se prepara para as aulas pelo rádio. O ritual é o mesmo: às 14 horas em ponto, horário que tem início as aulas do Ensino Fundamental, Wesley já está com tudo que precisa para acompanhar, como lápis, caderno, e claro, o rádio.

Com o material de estudo na mesa, o garoto ouve com atenção o que está sendo transmitido. Ele anota com cuidado as atividades para reforçar o aprendizado.

O aluno Josué Lamenha, que tem 8 anos e cursa o 2º ano, não perde uma só lição das aulas veiculadas pelo rádio. Para ele, a música é o principal atrativo. “Tudo o que o professor pede, eu faço. Estou com saudade da sala de aula e dos meus coleguinhas “, disse.

Aluno Guilherme estuda ligado no rádio
Aluno Guilherme estuda ligado no rádio (Foto: Ascom Semed)
 Gabriel Wesley acompanha a rádio com o caderno de atividades
Gabriel Wesley acompanha a rádio com o caderno de atividades (Foto: Ascom Semed)
 Aluno Wesley Fernandes estuda com o auxílio da rádio
Aluno Wesley Fernandes estuda com o auxílio da rádio (Foto: Ascom Semed)

Os esforços dos professores em passar o conteúdo didático nas aulas transmitidas pelo rádio têm sido reconhecido pelo aluno Gabriel Wesley, do 4º ano. “Estou muito orgulhoso pelo que os professores vêm fazendo para a gente. Estou me dedicando muito aos meus estudos”, disse o garoto.

O conteúdo cultural-artístico incluído na programação das audioaulas tem sido um dos atrativos para os estudantes.

A Rádio Escola Maceió é um projeto que traz interdisciplinaridade por meio de conteúdos curriculares transmitidos no rádio. As audioailas são transmitidas das 13h às 15h para alunos do Ensino Fundamental e Infantil. O projeto teve início no dia 5 de junho e é realizado em parceria com a Rádio Difusora AM.