Comportamento

BBB 19: Tereza faz declaração polêmica sobre racismo inverso

Camilla Bibiano* | 18/01/19 - 11h16

Durante confinamento no BBB 19 na noite desta quinta-feira, 17,  duas participantes contaram sobre episódios de racismo que sofreram ao longo da vida. Rízia e Gabriela estavam em conversa com outros brothers quando a psicanalista Tereza falou sobre o preconceito que também havia sofrido "vocês não sabem como mulheres loiras de olho claro passam racismo", declarou. 

A polêmica logo se espalhou e outros participantes tentaram explicar para a Tereza que não existe racismo inverso. Isso não é racismo. Racismo é um sistema de opressão. Existiria racismo inverso se existisse navios 'branqueiros', que escravizassem as pessoas brancas por mais de 300 anos", disse Gabriela. Rízia ainda completou dizendo: "Você é branca, não vai acontecer como rola comigo, entrar em uma loja de rica e ser seguida por um segurança".

A participante voltou atrás e falou que não se tratava exatamente de racismo mas continuou afirmando que pessoas brancas sofrem preconceito.

Outra participante, Isabella, concordou dizendo que já se chateou por ser vista como o estereótipo da loira interesseira. "Ai gente, tantas vezes que eu ouço as pessoas dizerem que eu não vou querer sair com fulano se ele não tiver um carrão, e já acham que a gente é interesseira, ou prostituta", disse a loira.

*Estagiária sob supervisão da editoria