Maceió

Beneficiários do CadÚnico protestam pela falta de atendimento em mutirão da Prefeitura de Maceió

TNH1 | 23/07/22 - 09h46
Foto: Cortesia ao TNH1

Beneficiários do CadÚnico de Maceió fizeram um protesto, na manhã deste sábado, 23, pela falta de atendimento no mutirão disponibilizado pela Prefeitura da capital alagoana para atualização dos dados cadastrais. O ato, que aconteceu em frente à sede do CadÚnico, no bairro da Serraria, interditou o trânsito na Avenida Menino Marcelo. 

Alguns beneficiários relataram ao TNH1 que foram distribuídas poucas senhas para atendimento e a maioria da população não conseguiu atualizar os dados.

"Eles distribuiriam poucas senhas e fecharam a sede do CadÚnico logo após elas acabarem. A maioria das pessoas ficaram sem atendimento. A Prefeitura marcou para hoje a atualização dos dados, porém esqueceram de distribuir as senhas ou não quiseram nos atender", disse uma beneficiária, que não quis se identificar.

Imagens encaminhadas à reportagem do TNH1 mostram centenas de pessoas esperando pelo atendimento. Veja:

A realização do mutirão para atualização dos dados do Cadastro Único foi divulgada pela Secretaria de Assistência Social de Maceió nessa última quinta-feira, 21. Segundo o coordenador da CadÚnico de Maceió, Diogo Santos, as pessoas que atualizaram o Cadastro Único pela última vez entre 2015 e 2018 devem atualizar o cadastro para não terem o bloqueio do Auxílio Brasil ou de qualquer outro benefício.

Uma equipe do Gerenciamento de Crise da Polícia Militar esteve no local para coordenar as negociações com os manifestantes e controlar o trânsito na região.

Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que todas as pessoas que estiveram na sede do CadÚnico neste sábado, 23, receberam fichas e serão atendidas ao longo da semana. Veja a nota:

"A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que todas as pessoas que estiveram na sede do CadÚnico neste sábado receberam fichas e serão atendidas ao longo da semana no local.
O atendimento no CadÚnico vai ser ampliado de 120 para 300 por dia, contemplando as pessoas já agendadas e as deste sábado. 
A Semas reforça que não precisa correria, já que o prazo para atualizar os dados foi prorrogado pelo Governo Federal por 90 dias, até outubro, e com isso o Município de Maceió vai promover uma força-tarefa para atender a toda a demanda reprimida do CadÚnico".