Maceió

Braskem diz que não há relação entre mineração e situação do Pinheiro

Erik Maia | 20/01/19 - 14h03
Após tremor bairro do Pinheiro vive sob monitoramento da Defesa Civil | Secom Maceió / Pei Fon

A Braskem emitiu uma nota, na tarde deste domingo (20), onde se posicionou após o procurador-chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça, afirmar que irá sugerir a paralisação dos 31 poços da empresa na região do bairro Pinheiro, em Maceió. Gaspar fez o anúncio durante uma reunião dos moradores no bairro, na tarde deste sábado, 20.

No texto, a empresa afirma que “não há qualquer relação entre as atividades de mineração e as ocorrências observadas na região do Pinheiro. Vale ressaltar que a empresa não possui poços em operação neste bairro”.

A nota diz ainda que as atividades desenvolvidas por ela são precedidas de exames geológicos e geomecânicos das áreas exploradas e são acompanhados por técnicos com o uso da “mais moderna tecnologia do setor”.

Confira a nota na íntegra:

A Braskem realiza atividades de mineração em Alagoas desde 1975. Estas atividades são precedidas de minuciosos exames geológicos e geomecânicos das áreas exploradas. Todo acompanhamento do processo de extração é realizado por Engenheiros de Minas e Técnicos da empresa, utilizando a mais moderna tecnologia do setor.

Ao longo do período de extração, a Braskem monitora e realiza estudos de acompanhamento com empresas e consultores especializados e de renome internacional, seguindo todas as normas técnicas e legais nacionais e internacionais referentes a este tipo de operação.

Todo este permanente trabalho de monitoramento ao longo dos anos permite afirmar, até o momento, que não há qualquer relação entre as atividades de mineração e as ocorrências observadas na região do Pinheiro. Vale ressaltar que a empresa não possui poços em operação neste bairro.

A Braskem tem prestado todos os esclarecimentos aos órgãos de fiscalização e controle e tem apoiado com estudos e ações adicionais a investigação das causas do ocorrido. A empresa tem estabelecido canais de comunicação com a comunidade, com a imprensa e com outras entidades da sociedade civil organizada para participar da solução dos problemas.

A Braskem reafirma seu compromisso com a segurança, a sustentabilidade e com uma atuação empresarial responsável”.