Saúde

Butantan e Pfizer entregam mais 3,5 milhões de doses da vacina contra Covid-19

Redação TNH1 | 26/07/21 - 09h56
Agência Alagoas

O Ministério da Saúde recebeu mais 3,5 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 entre o domingo, 25, e esta segunda-feira, 26. A Pfizer enviou 2 milhões de doses em dois voos ontem, enquanto o Instituto Butantan entregou 1,5 milhão de doses hoje. 

Essa é a primeira remessa que o Butantan entrega nesta semana. Estão previstos novos envios na quarta e também na sexta-feira. Já a Pfizer, que completou na sexta-feira o envio de 4 milhões de doses na última semana, disponibilizou mais 2 milhões de doses no domingo. Essas cargas fazem parte do total de 13 milhões a serem enviadas ao Brasil até o início de agosto. 

A expectativa é que o Ministério da Saúde registre os lotes e encaminhe para o estados nos próximos dias. A Fundação Oswaldo Cruz, que tem feito entregas semanais, deve repassar outro lote da AstraZeneca na sexta-feira. 

Ao todo, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 17,8 milhões de doses da vacina Covid-19 da Pfizer para todo o país.

A previsão é que a farmacêutica entregue 100 milhões de doses de vacina até setembro. Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues entre setembro e dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer apenas em 2021.

Com a entrega de hoje, o Butantan ultrapassou as 60 milhões de doses fornecidas ao Plano Nacional de Imunizações desde janeiro. Agora são 60,149 milhões de doses da vacina do Instituto contra a Covid-19 destinadas aos brasileiros.