Brasil

Butantan entrega mais 1 milhão de doses e projeta distribuição às segundas, quartas e sextas

Redação com Butantan | 16/07/21 - 10h44
Carla Cleto / Agência Alagoas

Com mais 1 milhão de doses de CoronaVac enviadas nesta sexta-feira, 16, ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, o Butantan iniciou nesta semana a entrega de mais 10 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 e caminha para se tornar o primeiro fornecedor a disponibilizar ao governo federal todas as vacinas contratadas.

A constatação foi feita pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista.

“Será o primeiro contrato que entregou vacinas, e será o primeiro contrato que vai finalizar a entrega de vacinas ao Ministério da Saúde, e um mês antes do prazo”, resumiu Dimas. “É o Butantan trabalhando a todo vapor para trazer mais e mais vacinas para o povo do Brasil”, completou.

Na quarta, o instituto encaminhou ao PNI 800 mil doses de CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Na quinta (15), mais 200 mil doses foram entregues, totalizando 1 milhão de imunizantes. Nesta sexta (16), 1 milhão de doses foram enviadas ao PNI.

A partir da próxima semana, serão feitas entregas de 1 milhão de doses todas as segundas, quartas e sextas até alcançar a marca de 10 milhões – o total de vacinas produzidas com os 6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) recebidos da China em 26/6. Com isso, o Butantan alcançará a marca de 63,149 milhões de doses entregues ao governo federal desde janeiro.

Além disso, já estão em produção outras 20 milhões de doses, fabricadas a partir dos 12 mil litros de matéria-prima recebidos pelo instituto nessa terça (12). Essas entregas fazem parte dos dois acordos firmados com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 100 milhões de doses da CoronaVac até o final de setembro – prazo que deve ser antecipado em um mês.

“Já estamos com a maior parte do contrato entregue ou em solo, no Butantan. Faltarão apenas 17 milhões para serem integralizadas ainda no mês de agosto”, assinalou Dimas. “Portanto, estamos rigorosamente adiantando o cronograma já com doses aqui no Butantan e seguramente chegará mais matéria-prima até o final deste mês, o que vai permitir cumprir integralmente o contrato.”

Após concluir a entrega das 100 milhões de vacinas para o PNI, o Butantan iniciará a produção de 30 milhões de doses já encomendadas pelo estado de São Paulo. Além do governo paulista, há outros estados interessados em negociar vacinas diretamente com o instituto.