Maceió

Café regional nordestino: onde encontrar essa delícia em Maceió?

29/07/17 - 19h34
Ascom Semtabes

Cheiro de café no ar. É assim que o Mercado do Jaraguá inicia suas atividades de segunda-feira a sábado, a partir das 6h. Além do cafezinho, é possível encontrar inhame, macaxeira, cuscuz, charque acebolado, fígado, guizado de boi, galinha, queijo coalho e, claro, não pode faltar o famoso pão francês fresquinho.

Café regional atrai consumidores para o Mercado do Jaraguá (FOTO: André Miranda/Ascom Semtabes)

Café regional do Mercado do Jaraguá (Foto: André Miranda/Ascom Semtabes)

O atendimento é feito com simpatia e conquista a clientela, que sai satisfeita para iniciar seu dia depois do café cheio de energia no espaço público da Prefeitura de Maceió. “Nossa clientela é bastante fiel. O cliente que vem aqui, come, aprova e até chama outros. Nosso atendimento é simples, mas consegue ser caseiro e com bastante aceitação porque trabalhamos com o café da nossa terra”, explica José Carlos, da Companhia da Alimentação.

Em média, só no café da manhã, ele consegue atender até 60 pessoas. A paulistana Caren Renata Zarpelon, que mora em Maceió, vai ao local todas às sextas-feiras com o grupo de amigos para tomar o tradicional café regional nordestino no Mercado do Jaraguá.

Turma se reúne todas as sextas-feiras no Mercado do Jaraguá (FOTO: Eliú Almeida / Ascom Semtabes)

Turma se reúne todas as sextas-feiras no Mercado do Jaraguá (Foto: Eliú Almeida / Ascom Semtabes)

“A gente come macaxeira em São Paulo, mas lá a gente chama de mandioca. Só que não pela manhã. Hoje tenho o hábito do café regional. É muito gostoso e diferente. Eu e os amigos fazemos crossfit próximo daqui e temos uma tradição de toda sexta-feira após o treino vir para cá comer. Começamos este dia aqui”, afirma.

Administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o mercado é considerado um dos pontos altos nas referências gastronômicas de Maceió com pratos típicos da culinária regional.

“Tem gente que há 17 anos vem tomar seu café da manhã aqui. Quem quiser um café regional, quentinho e fresquinho, pode vir para o Mercado do Jaraguá”, avisa a proprietária do O Sertanejo, Tereza Maria da Silva.

O café da manhã começa às 6h até as 10h30. A partir das 11h o almoço começa a ser servido. O mercado funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 18h.