Maceió
Casal suspende temporariamente abastecimento em parte da Ponta Verde para reparos
Prefeitura corrige Diário Oficial e diz que não autorizou extração de sal-gema em Maceió
Corujão 24h: Maceió imuniza idosos a partir de 60 anos neste sábado; veja horários
Maceió vai testar vacinação 24h nos pontos drive-thru neste fim de semana
Braskem diz que licenças da Prefeitura são para construção de canteiros
Prefeitura concede licença ambiental para atividades da Braskem por mais 2 anos no Pinheiro
Alagoas
434.510 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas
Covid: interior de AL completa um mês na fase vermelha e tem leve queda na ocupação de UTI
Boletim: Alagoas registra 689 novos casos e 24 mortes por Covid-19
Renan Filho garante inclusão de jornalistas em grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19
Paulo Cerqueira entrega comando da PC e diz que PF se equivocou ao indiciá-lo
Vacinação contra a Covid-19 reduz risco de internação hospitalar de idosos em AL
Nordeste
'Quero reencontrar meus filhos', diz jardineiro após 15 anos preso sem que houvesse processo
Explosão em residência deixa ao menos 5 pessoas feridas em Natal
Consórcio do Nordeste espera Anvisa para trazer 66 milhões de doses da Sputnik V
PF investiga fraude em licitação de máscaras em São Luís
Pernambuco inicia retomada gradual de aulas presenciais
Teresina inclui jornalistas na lista de grupo prioritário para vacinação
Polícia
Idoso é detido após ferir esposa com faca e atear fogo no quarto da casa
Assaltante ataca PMs com faca, é baleado e acaba preso no Prado
Pedido cancelado em aplicativo termina em ameaça e protesto de entregadores em Maceió
Homem é baleado na cabeça, foge por mata e busca socorro em posto de saúde
Morador de residencial ameaça população com arma e é preso em Cidade Universitária
Preso por tráfico, jovem confessa que guardava cocaína na casa da avó de esposa
Televisão
Química de 'Gilthur', choro de Pocah e Viih provocando Juliette marcam festa do BBB21
João é o Anjo da semana e Arthur e Pocah ficam o Monstro
Gente Famosa
Simone divulga vídeo com Simaria emocionada ao conhecer a sobrinha Zaya; assista
Caio vence prova do líder e Viih Tube diz que ganhou "novo pai" no BBB
Um ano após morte de Flávio Migliaccio, família luta para receber R$ 33 milhões
Anitta homenageia mulheres do Rio de Janeiro para divulgação de 'Girl from Rio'
A Câmara Acadêmica deliberou, na última sexta-feira (11), uma proposta para iniciar as atividades do Período Letivo Excepcional (PLE) no dia 13 de outubro, conforme Resolução aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni). O entendimento do Consuni é que o reitor Josealdo Tonholo aprova o Calendário Acadêmico proposto pela Câmara num ato ad referendum, sem a necessidade de votação no Conselho, devido ao curto prazo para execução.
O mês de setembro será dedicado a planejamento e ajustes. Os Colegiados dos Cursos de Graduação terão até o dia 30 para elaborar e enviar uma proposta de oferta acadêmica. Nesse mesmo período a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) vai inserir no módulo acadêmico Sie Web todas as disciplinas eletivas.
Com base nos resultados obtidos pelo formulário eletrônico do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), as ações formativas para os professores iniciam no dia 28 de setembro. Vários cursos serão ofertados com intuito de atenuar as dificuldades com o ambiente virtual de aprendizagem e implantar o PLE de forma eficaz.
“Dando continuidade aos processos formativos para a prática docente mediada pelo digital, estamos elaborando, com a participação da comunidade de docentes da Ufal, nosso terceiro ciclo de formação. O objetivo desse planejamento participativo é o foco nas necessidades reais identificadas pelo professor para a realização de Atividades Acadêmicas Não Presenciais [AANP]”, destacou a coordenadora do Proford, Vera Pontes.
Após as capacitações dos professores, no calendário aprovado pela Câmara, as coordenações dos cursos terão até 30 de setembro para lançar a oferta acadêmica do PLE e os alunos podem se matricular dentro do período de 3 a 7 de outubro. A Matrícula é facultativa e não haverá registro de reprovações no histórico escolar do discente que não puder desenvolver as ANPPs.
No dia 13 de outubro começa o Período Letivo Excepcional unificado nos quatro campi da Ufal e suas respectivas unidades de ensino. A ideia do GT Graduação foi incluir todos os sábados do período como letivos para desenvolver atividades acadêmicas.
Considerando o caráter de excepcionalidade sobre o ano letivo devido a situação de emergência de saúde pública, o PLE pode atender às demandas da Ufal com disciplinas obrigatórias, eletivas, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágios não presenciais, atividades complementares, e outras ações que se estendem até o dia 23 de dezembro para os cursos com planejamento de dez semanas. Já os que precisam de carga horária maior, como os de saúde, por exemplo, haverá um recesso natalino e as atividades retomam no mês de janeiro, podendo se estender até o dia 30.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, as atividades síncronas, ou seja, ao vivo, serão realizadas nos horários regulares dos alunos, nos períodos diurno ou noturno. A orientação é que eles cumpram, no máximo, três disciplinas, totalizando uma média de 18 horas síncronas de aula por semana.
“A ideia é que a gente atenda ao máximo os alunos, estenda a mão para eles, que estão ausentes da Universidade, que precisam retomar suas atividades da melhor forma possível e concluir o seu curso”, reforçou Amauri, lembrando que para chegar até esse ponto do processo foram muitos debates de grupos de trabalho, comissões especiais e instâncias superiores para avaliar todas as questões econômicas e sociais que envolvem o ensino remoto.
Ensino com inclusão
Para que o ensino seja realizado de forma igualitária e sem exclusões, uma das premissas ao retorno será a implantação do projeto Alunos Conectados Ufal, que deve regulamentar as rotinas e os procedimentos necessários à realização do processo seletivo para acesso à internet. O edital de inscrições para os estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica está aberto até esta terça-feira, 15 de setembro. Confira os detalhes aqui.
A Resolução do Consuni para implantação do PLE prevê que o docente deve utilizar ferramentas, estratégias e materiais adaptados a cada tipo de deficiência e/ou transtornos, sempre que houve algum aluno com essas necessidades matriculados nas disciplinas a serem lecionadas.
O Núcleo de Acessibilidade da Pró-reitoria Estudantil (NAC) e a Coordenadoria de Tradutores de Intérpretes de Libras (TILs) da Ufal disponibilizarão as orientações e os formulários específicos para a solicitação dos alunos, que deve ser formalizada por meio das respectivas coordenações de curso.
O Centro de Inclusão Digital (CID) também vai viabilizar apoio ao estudante com deficiência que tenha dificuldade de uso das tecnologias.