Política

Câmara aprova lei que estabelece cota racial de 20% nos concursos públicos, em Maceió

TNH1 com Assessoria | 20/04/22 - 16h59
Arquivo TNH1

A Câmara Municipal de Maceió aprovou com unanimidade, nesta quarta-feira (20), a lei que estabelece a cota racial de 20% nos concursos públicos do município. A lei é de autoria da vereadora Teca Nelma e foi construída com a participação do Instituto do Negro de Alagoas e demais movimentos negros do estado.

A lei de cotas foi aprovada após várias mobilizações na Câmara. Mais de uma vez, movimentos sociais, de juventude e ativistas pela igualdade racial se fizeram presentes e exigiram a aprovação da lei que reserva 20% das vagas em concursos em Maceió para pessoas negras. 

“Estamos todos muito felizes com essa conquista, que já dura um ano. O movimento negro travou duras batalhas até essa vitória e esperamos agora que o executivo sancione essa lei e garanta o direito do povo preto maceioense”, comemorou a vereadora. 

“É importante reiterar que cotas sociais não cumprem a mesma função de uma cota com caráter racial. Políticas de inclusão por critérios socioeconômicos não combatem o racismo, porque ele está presente em todas as esferas da nossa sociedade. Trocar cotas raciais por econômicas é uma maneira um pouco mais sutil de negar a discriminação racial no Brasil. Pessoas negras sofrem as consequências do racismo independentemente de sua condição socioeconômica.”, defendeu o militante Geysson Santos, membro do Instituto do Negro de Alagoas.