Maceió

Câmara lembra Silvânio Barbosa pela passagem do Dia Nacional do Vereador

Assessoria | 01/10/18 - 13h33
Silvanio ao lado de colegas vereadores | Assessoria

Um vereador é considerado o elo mais forte e próximo entre o eleitor e as prefeituras das cidades. Ele é eleito para um mandato de quatro anos, apontando os problemas e apresentando soluções para o que precisa ser melhorado nos municípios, quer seja através da elaboração de leis ou apresentando requerimentos e indicações. Cabe ainda ao parlamentar municipal fiscalizar os atos do Executivo. Como forma de homenageá-los, a Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984, criou e estabeleceu o 1º de outubro como o Dia Nacional do Vereador. A Câmara Municipal de Maceió não poderia deixar a data passar em branco e também faz sua homenagem aos representantes do povo da capital alagoana.

O presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB) aproveita a data para homenagear todos os parlamentares municipais, em memória de Silvânio Barbosa, morto há um mês.

“Registro minha homenagem e a homenagem da Câmara Municipal de Maceió aos vereadores da capital, do nosso Estado e do País pela passagem do nosso dia como parlamentar. Somos a base da pirâmide mais próxima ao povo das cidades brasileiras. Quero fazer a homenagem a todos os vereadores na memória do saudoso vereador Silvânio Barbosa, que recentemente foi barbaramente assassinado. Silvanio personificava bem a figura de um vereador atuante e muito querido pela população, sobretudo pelos moradores do Benedito Bentes, onde ele tinha seu trabalho social mais efetivo”, destacou.

“Nós ouvimos e detectamos as necessidades da população e, por meio de nosso trabalho, buscamos, no Executivo, caminhos para que os problemas de infraestrutura, saúde e educação, por exemplo, sejam resolvidos. Infelizmente, os percalços para que esses parlamentares consigam a melhoria dos municípios é enorme, mas a vontade de ajudar é sempre maior”, complementou Kelmann Vieira.

Aos 46 anos, Silvânio Barbosa estava em seu segundo mandato após entrar na Câmara também em 2013, e se notabilizou como líder da oposição na Casa, embora tenha sido reconhecido como um democrata no sentido de nunca ter sido obstáculo à aprovação de projetos enviados pelo Executivo municipal, que interessavam a Maceió.

Vice-presidente da Casa, a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) também falou sobre o Dia Nacional do Vereador e lembrou a perda recente do colega de Câmara e amigo particular dentro e fora do parlamento.

“Como representantes do povo, temos a função de fiscalizar as ações do Executivo e de representarmos a sociedade, ouvindo suas reivindicações e levando-as aos órgãos responsáveis. Nesse contexto, saúdo o vereador Silvânio Barbosa. A comoção da comunidade do Benedito Bentes após sua morte comprovou que ele desempenhava seu papel exatamente como se espera de um parlamentar. No Dia do Vereador, desejo que as ações de Silvânio sirvam de exemplo para todos nós e que nosso trabalho seja transformador, sem distinção de etnia, sexo ou religião”, afirmou Silvania Barbosa.