Maceió

Câmara Municipal de Maceió retorna as atividades na próxima terça-feira

27/07/17 - 15h42

A Câmara Municipal de Maceió retoma, na próxima terça-feira (1), os trabalhos legislativos, após o recesso do meio do ano. A sessão ordinária começa regimentalmente às 15 horas. Para este segundo semestre de 2017, o principal desafio é discutir e aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para o exercício de 2018. O texto deve ser encaminhado à apreciação dos vereadores pelo Poder Executivo municipal, para que os parlamentares possam analisar, ouvir a população e fazer emendas, para finalmente votar em Plenário a lei que define o Orçamento público anual de Maceió. Além da LOA, outras matérias estarão sendo debatidas e votadas.

O retorno às atividades legislativas será marcado ainda pela realização de sessões solenes e audiências públicas, com ampla participação popular. O calendário em agosto inicia no dia 4, às 9h, quando será discutida a implementação da capoeira como política pública. Na mesma data é celebrado o Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista. O debate foi proposto pela vereadora Tereza Nelma (PSDB).

No dia 7, audiência pública, também proposta pela parlamentar, abordará o Dia Municipal do Padre. A vereadora é autora ainda da proposta da sessão solene do dia 11, que homenageará com a Comenda Policial Anderson de Lima Silva, o tenente da Polícia Militar de Alagoas, Cícero Emanuel da Silva Costa. A honraria é o reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo militar à segurança pública do Estado.

O calendário segue com a realização de audiência pública no dia 14 para discutir a situação das grotas de Maceió. O debate foi proposto pelo vereador Eduardo Canuto (PSDB).  

No dia 18, por propositura do vereador Dudu Ronalsa (PSDB), será entregue a Comenda Pacificadora Madre Tereza de Calcutá a Crismédio Vieira Costa Neto, coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa.

Já no dia 21, outra audiência pública também proposta pelo vereador discute ações de saúde pública para o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e Chikungunya.

O calendário de agosto será encerrado com sessão solene, também proposta pelo vereador Dudu Ronalsa, para entrega da Comenda Policial Anderson de Lima Silva ao comandante do CPC, tenente-coronel Marcos Sampaio.

“Neste segundo semestre, o Poder Legislativo municipal manterá o mesmo ritmo de debates e apresentação de projetos de lei, visando sempre o melhor para Maceió e seus moradores, nos mais diversos bairros. A Câmara não deixará de cumprir com suas obrigações sempre que para lá for enviada uma mensagem do Executivo, agilizando a tramitação, se assim entender necessário e, principalmente, buscando cada vez mais uma aproximação maior com os maceioenses”, afirmou o presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PSDB).​