Saúde

Caminhos da Mente: assista na integra a série especial do Cidade Alerta Alagoas

TNH1 com TV Pajuçara | 04/09/21 - 09h00

Esta semana o Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, trouxe mais uma série especial, mergulhando em um tema sempre relevante mas, muitas vezes, esquecidos. A série "Caminhos da Mente", acompanhou a realidade dos hospitais psiquiátricos em Maceió, o impacto do afundamento do solo na principal unidade de internamento 100% pública do Estado. Alan García,  Cleberson Carvalho e José Pereira mostraram os dramas das famílias enfrentam essa dificuldade, a exemplo de uma mãe que está a há mais de seis meses tentando internar o filho. 

1º Episódio ► A estabilidade do solo em Maceió é uma ameaça também aos hospitais psiquiátricos. Pinheiro, Bebedouro e Mutange. Parte desses bairros abrigava os únicos quatro hospitais para tratamento de pessoas com distúrbios mentais em Alagoas. Ficavam, no passado, pois com o afundamento do solo, essas unidades vêm sendo desmontadas.  Assista: 

2º Episódio ► A pandemia do novo coronavírus chegou e mudou completamente a realidade do país. Isolamento social, medo de contrair o vírus, morte de pessoas próximas, além de desemprego. Todos foram diretamente afetados por fatores que deixaram muita gente desestabilizada emocionalmente. A crise da Covid-19 lançou ainda mais pessoas no grupo daqueles que se veem presos nos próprios pensamentos e precisam de ajuda para retomar a lucidez e o convívio com amigos e familiares. Assista:

3º Episódio ► Solidão e tristeza fazem parte da história de pacientes que convivem com transtornos mentais. A distância e a saudade da família permeiam a rotina de quem busca o tratamento dentro dos hospitais psiquiátricos. Nessa busca pela serenidade e pela retomada da razão, o apoio de familiares é fundamental, assim como os cuidados de equipes e de médicos capacitados que possam oferecer tratamento digno para essas pessoas. Assista: