Tecnologia

CEO de SocialTech é eleito Empreendedor do Ano pela EY

23/02/22 - 14h42
Ronaldo Tenório: reconhecimento com SocialTech Hand Talk

Ronaldo Tenório, CEO e co-fundador da Hand Talk, foi premiado como Empreendedor do Ano pela EY, empresa líder global em auditoria, impostos, transações e consultoria. O prêmio foi pelo reconhecimento de seu trabalho com sua SocialTech, na categoria Impacto Socioambiental. A startup é focada na inclusão da comunidade surda, com a missão de quebrar barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio da tecnologia. A 24ª edição da cerimônia do Prêmio Empreendedor do Ano ocorreu no dia 16 de fevereiro com transmissão online, e ao longo dos anos já homenageou mais de 300 brasileiros.

A ideia para a criação da Hand Talk surgiu em 2008, durante um projeto de faculdade quando Ronaldo ainda estava estudando publicidade. Originalmente, o negócio consistia em um aplicativo tradutor de bolso de português para Libras (Língua Brasileira de Sinais), o que hoje é o Hand Talk App. Na época, o empreendedor viu a oportunidade de unir duas de suas paixões - a tecnologia e a comunicação - para resolver um problema global e ajudar milhões de pessoas. O projeto ficou guardado por quatro anos, até que tomou forma em 2012, quando Ronaldo se juntou a dois amigos, hoje seus sócios, Carlos Wanderlan (Analista de Sistemas) e Thadeu Luz (Arquiteto especialista em 3D).  

A startup cresceu, ganhou diversos prêmios e hoje é referência quando se fala de acessibilidade digital. Enquanto isso, Ronaldo continuou sendo reconhecido por seu trabalho, sendo eleito pela Folha de São Paulo como o mais promissor Empreendedor Social no Brasil, pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do país e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), como um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

Ronaldo afirma que a premiação é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Hand Talk e que esse tipo de homenagem pode ajudar a startup alagoana a ser ainda mais conhecida pelo mercado. “Essa homenagem é fruto de muito trabalho e nos indica que a Hand Talk está seguindo o caminho certo no quesito geração de impacto. Assim, podemos ser ainda mais reconhecidos pelo mercado, podendo agregar ainda mais no que se refere nos campos da acessibilidade e inclusão”, comenta Ronaldo.

Sobre a Hand Talk - Fundada em 2012, a startup brasileira Hand Talk foca em fazer bom uso da tecnologia trazendo mais acessibilidade para o mundo. A empresa oferece dois produtos diferentes, o Hand Talk App, que realiza traduções digitais e automáticas em tempo real para Libras e ASL (Língua Americana de Sinais), e o Hand Talk Plugin, que torna sites acessíveis para a comunidade surda com traduções para Libras. Ambas as soluções contam com a ajuda de seus avatares e tradutores virtuais, o Hugo e a Maya. Esses dois vão além de apenas traduzir conteúdo, mas também estão aproximando pessoas através do uso da tecnologia e comunicação, aplicada em diversos ambientes, como salas de aula e famílias. Com sua ajuda, a Hand Talk busca quebrar barreiras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.

Mini bio dos fundadores:

Equipe Hand Talk: Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenorio e Thadeu Luz

Ronaldo Tenório (CEO) - Nascimento: 12/11/1985 - Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ronaldotenorio 

Publicitário e especialista em comunicação estratégica. É cofundador e Diretor Executivo da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, cujo aplicativo foi eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Foi eleito pela Folha de São Paulo o mais promissor Empreendedor Social no Brasil, pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do país e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

Carlos Wanderlan (CTO) - Nascimento: 05/08/1982 - Linkedin: https://br.linkedin.com/in/carloshandtalk 

Diretor de Tecnologia e cofundador da Hand Talk, é desenvolvedor de software e aplicativos com mais de 10 anos de experiência em programação. Além da experiência empreendedora, também atuou desenvolvendo tecnologia em grandes empresas. Em 2014, ao lado dos seus sócios, foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil. 

Thadeu Luz (COO) - Nascimento: 13/04/1983 - Linkedin: https://br.linkedin.com/in/thadeu-joseph-luz-69577221/pt

Diretor operacional e cofundador da Hand Talk, possui especialização em animação gráfica, possui formação em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas e animação 3D na Seneca College, em Toronto-CA, onde trabalhou com efeitos especiais em produções de seriados, curtas e longa metragens para diversas produtoras internacionais. Em 2014, ao lado dos seus sócios, foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil.

Mais informações:

Instagram: instagram.com/handtalkbr