Educação

Cesmac inaugura o novo Biotério nesta quinta-feira

Local homenageia o saudoso médico Dirceu Falcão

Assessoria | 18/03/19 - 17h24

No caminho para o crescente desenvolvimento de pesquisas com estrutura moderna para a prática dos estudantes na área de saúde, a Fundação Educacional Jayme de Altavila, mantenedora da mais importante Instituição de ensino superior particular, o CESMAC, investe em nova estrutura para o Biotério (BIOMED), que será inaugurado na próxima quinta-feira, 21, às 10horas. 

O local, recebe o nome do saudoso cirurgião Dr. Dirceu Bello Falcão de Almeida, que foi presidente do maior evento na área de cirurgia vascular, o Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento e viagens de estudo buscando conhecimentos com mestres internacionais como: Fernando Martorel (Barcelona), Malan (Milão), Cid dos Santos (Lisboa), René Fontaine (Strasbourg), Henri Redon (Paris) e Albanese e Finichietto (Buenos Aires).

Desde cedo dedicou-se ao magistério, exercendo inúmeras funções, inicialmente professor primário de ciências físicas e naturais, biologia e química. Mais tarde, foi assistente da clínica cirúrgica da Faculdade de Medicina de Alagoas. Professor coordenador do curso de Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco e professor convidado da Escola de Ciências Médicas de Alagoas, onde recebeu o título de doutor Honoris Causa em 1992. Participou de inúmeras entidades científicas, como: a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Cabeça e Pescoço enquanto sócio fundador; titular da Sociedade de Cancerologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; membro do Internacional College of Angiology e do Internacional College os Surgeons.

O espaço é coordenado pela Profa. Gilsan de Oliveira, mestra em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com especialização em Animais de Biotério pela Universidade de São Paulo (USP) e ainda doutoranda em Biociência e Biotecnologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PE). A coordenadora reforça a importância e a inovação do local. “A nova estrutura é inovadora e acredito que no estado é a segunda nesse porte. Com isso, a contribuição do CESMAC é muito grande e tem o objetivo de alavancar o processo de ensino, pesquisa e extensão”, destaca.

Além de atender aos cursos de saúde como: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, o Biotério também é direcionado para Psicologia e Ciências Biológicas, que são cursos da área de humanas.

De acordo com o Dr. André Falcão, coordenador do curso de Medicina, “o Biotério do CESMAC foi concebido e organizado nos melhores padrões ambientais e principalmente, respeitando os aspectos éticos de experimentação, que já são bastante padronizados por todos os conselhos que regulamentam essa prática. Também oferece uma infraestrutura muito diferenciada, sobretudo para o desenvolvimento de pesquisas de ponta, estando organizado dentro de aspectos tecnológicos dos mais modernos e importantes”, ressalta.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Roberta Penteado, “o novo espaço, é mais uma oportunidade para os alunos iniciarem a pesquisa científica, propiciando a articulação ensino e pesquisa. Pesquisas estas que podem levar a descobertas de terapias inovadoras que se revertem em benefícios a sociedade. Outro diferencial é que vai integrar a graduação em odontologia com o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde”.

O Responsável Técnico (RT) do local é o Médico Veterinário Elvan Nascimento dos Santos Filho. O trabalho acontece em parceria com o Biotério Central da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o qual o CESMAC estabeleceu um Acordo de Cooperação Técnica. Segundo a Médica Veterinária e Diretora do Biotério Central da UFAL, Elisângela Patrícia Maia, “oobjetivo de ambas as partes é fazer com que o Estado de Alagoas se aperfeiçoe no ensino e desenvolvimento científico e tecnológico, com a utilização de biomodelos, produzidos pelo Biocen”.

O CESMAC também já conta com um Biotério Convencional de Criação, Manutenção e Experimentação, que funciona na Fazenda Escola, localizada na Clínica Escola de Medicina Veterinária, em Marechal Deodoro. O local atende a todas as normas e exigências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, e submissão de pesquisas à análise da CEUA.