Brasil

Clarão de meteoro chama a atenção em SP no início desta manhã

Matheus Moreira e Cristina Camargo/Folhapress | 03/08/22 - 11h22
Laboratório Nacional de Astrofísica/Divulgação

Moradores da capital e do interior de São Paulo relatam terem visto um clarão no céu por volta das 5h nesta quarta-feira (3), seguido de um rastro luminoso em direção ao chão.

"Tudo indica ser um meteoro do tipo bólido. Eles são bem comuns, ocorrem o tempo todo porque a Terra é atingida por toneladas de matéria interplanetária diariamente, mas como a maior parte da Terra é água, os bólidos ocorrem no mar e acabam não sendo registrados", explica o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do projeto Exoss de estudo de meteoros ligado ao Observatório Nacional.

Para que um meteoro seja classificado como um bólido é necessário que a intensidade do seu brilho seja igual ou maior a um brilho análogo ao do planeta Vênus, segundo De Cicco.

O astrônomo afirma que a queda de um meteoro como o registrado nesta quarta pode acontecer em qualquer ponto do planeta e que não há nada que indique a existência de um lugar mais propenso a registros como esse.

Em redes sociais como o Twitter, usuários relataram ter visto a queda do meteoro. Jhonatan Willian disse ter visto um clarão seguido por um rastro de luz. "Era umas 5h e eu acho que vi um meteoro ou estrela cadente, não sei. Foi muito lindo."

"Eu não sei o que acabei de ver no céu, mas foi um dos momentos mais bizarros da minha vida. Eu estava dormindo, acordei do nada, fui ao banheiro, voltei e olhei pela janela por dez segundos e de repente um clarão imenso, parecendo um meteoro, relatou Jaque Braz, também no Twitter.

"Hoje saí para correr perto das 5h10 e vi um clarão caindo do céu aqui na cidade de São Carlos", afirmou Junior Montalvão.

"Em São João da Boa Vista também teve esse clarão", disse Carlos Eduardo Bonif.

Uma moradora de Campinas postou nas redes sociais um vídeo que seria do momento do clarão.

"O clarão foi um meteoro, vi ele inteiro, acendeu no céu, rasgou e explodiu na atmosfera. Maior experiência que lembrarei", disse Allan Theodoro.