Futebol Internacional

Classificados para reencontro, peruanos destacam melhora desde goleada para o Brasil

Folhapress | 04/07/19 - 15h41
Divulgação / Twitter @CopaAmerica

Definido como adversário do Brasil na final da Copa América ao bater o Chile na quarta-feira (3), o Peru acredita ter melhorado bastante desde o encontro com os brasileiros pela fase de grupos, quando perdeu por 5 a 0. O reencontro será no domingo (7), no Maracanã.

A goleada sofrida para Brasil serviu para unir ainda mais o time peruano, afirmam os jogadores. Ao ouvir críticas de boa parte da imprensa local, os atletas decidiram silenciar por algum tempo e fortalecer os elos internos.

"Vocês (jornalistas) sempre encontram alguma coisa ruim para falar nas partidas. Nós temos é que aproveitar a classificação e seguir pensando apenas dentro de campo", disse o meia-atacante Flores.

"Todos ficamos muito tristes depois da derrota para o Brasil. Mas aprendemos, ganhamos forças e agora estamos prontos para fazer o melhor", completou o lateral-esquerdo Trauco.

A fortaleza mental é que pesou na classificação contra o Uruguai, nos pênaltis, e no começo muito intenso de jogo contra o Chile. A vitória peruana contra os chilenos foi construída no primeiro tempo. Ainda assim, a equipe seguiu mostrando maturidade para trocar passes enquanto os torcedores gritavam "olé" e fechar o placar com um golaço de Paolo Guerrero.

Após a partida, muitos personagens do jogo se negaram a dar entrevistas. Casos do goleiro Gallese, que inclusive pegou um pênalti, do lateral Advíncula, e dos meias Yotún e Cueva. Taticamente, Ricardo Gareca não mudou nada em sua equipe. Segue atuando com quatro defensores em linha, quatro meio-campistas logo à frente, um jogador mais solto, e Paolo Guerrero no comando de ataque. Mas a lesão de Farfán, que jogou pela última vez contra o Brasil, mudou a característica do time.

Cueva passou a ser o homem mais próximo de Guerrero, posto antes de Farfán. Flores e Carrillo agora atuam pelos lados. Com isso, a equipe ganhou intensidade, velocidade na troca de passes e ultrapassagem, dando a Guerrero, que trabalha segurando a bola e esperando a aproximação de colegas, mais alternativas de sequência de jogada.

Ainda que tenha essência ofensiva, o Peru não tem vergonha nenhuma de se retrancar. Em alguns momentos do confronto com o Chile, chegou a montar uma linha de cinco defensores, com mais quatro à frente e apenas Guerrero adiantado. Dependendo do que a partida apresentar, poderá fazer isso contra o Brasil.

"Estou feliz pela classificação, agora será um jogo difícil. Vamos descansar e analisar bem o jogo de domingo. É um grande adversário, será muito difícil, mas vamos lutar", disse Guerrero.