Saúde

Com alta nas internações, número de leitos para Covid será ampliado em Alagoas

Ana Carla Vieira | 10/02/21 - 09h54
Márcio Ferreira/Agência Alagoas

O secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres, anunciou na manhã desta quarta-feira (10), que os leitos de UTI e clínicos destinados ao tratamento de Covid serão ampliados em Alagoas. 

De acordo com a publicação do secretário nas redes sociais a decisão de ampliar os leitos foi tomada em virtude do aumento da ocupação hospitalar em Maceió e no interior nas últimas semanas. Houve um aumento de 12% na taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 em dez dias, passando de 43% no dia 1º de fevereiro para 55% nesta quarta-feira (10). 

Dos 728 leitos exclusivos para Covid-19 existentes na Rede Hospitalar Pública de Alagoas, 397 estão ocupados. Já quanto aos leitos de UTI, a taxa de ocupação está em 57%, uma vez que dos 224 leitos existentes, 127 estão ocupados. Com relação aos leitos clínicos, dos 471 disponibilizados, 265 estão preenchidos, o que representa uma taxa de ocupação de 56%.

"Até o fim do mês de fevereiro, abriremos mais 30 leitos de UTI, totalizando 254, e mais 100 leitos clínicos, que somam 571 em nossa rede, mantendo a assistência qualificada aos alagoanos", escreveu Ayres. 

O secretário, no entanto, não especificou em quais hospitais os leitos serão ampliados.

Nessa terça-feira (09), foi divulgado o último relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, informando que a ocupação hospitalar no interior do estado chegou a 72%, ultrapassando a margem de segurança recomendada pelo Consórcio Nordeste. A ocupação em todo o estado chega a 60%, isto é, um aumento de dez pontos percentuais em relação ao observado há uma semana, segundo o Observatório. Regionalmente, Maceió está com uma ocupação de 53%.