Maceió

Com entregas e novas construções, Maceió avança na área de habitação

Secom Maceió | 06/01/19 - 09h00

Maceió fechou o ano de 2018 com uma excelente novidade: a contratação de 1.776 novas unidades habitacionais que atenderão a famílias que moram na orla lagunar. O investimento é de mais de R$ 140 milhões, do Programa Minha Casa Minha Vida, e será destinado tanto para a construção dos apartamentos quanto para a revitalização da região. Com isso, a Prefeitura fechou o ano com a contratação de 8.460 unidades habitacionais. 

“Em parceria com a Caixa Econômica e o Ministério das Cidades vamos conseguir destinar as unidades habitacionais para a população atendida pela faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida. Essas são pessoas que realmente mais precisam de uma casa. É um ganho para a população de baixa renda, sobretudo, para quem mora em um barraco de lona ou em locais de extremo risco. Vamos também mudar a realidade da orla lagunar de nossa cidade e, assim, teremos nova unidade de saúde, creche, escola, quadras e parques. Deixaremos essa população perto de onde tiram o seu sustento”, disse o prefeito Rui Palmeira. 

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), a Prefeitura de Maceió entregou, no ano que passou, o Residencial Jorge Quintella, localizado no Benedito Bentes, para 816 famílias que ocupavam o assentamento Santa Cruz. Pessoas que mudaram de vida com a casa nova e adquiriram uma moradia digna e de qualidade. Atualmente, mais três residenciais seguem em obras e outros 15 já foram contratados e devem ter suas obras iniciadas este ano.

Com a utilização de mão de obra própria, a Sedet também iniciou o projeto de Trabalho Técnico Social com as famílias que já habitam nos residenciais Parque dos Caetés, Jorge Quintella, Morada do Planalto, Vale do Amazonas, Vale do Tocantins, Vale do São Francisco e Maceió I. As ações são voltadas para a mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, geração de trabalho e renda, uso adequado da nova habitação, fortalecimento do acesso à educação e à saúde, restabelecimento dos vínculos familiares.