Saúde

Com esgotamento de leitos, Centro de Convenções vai ganhar hospital de campanha

Eberth Lins | 17/03/21 - 08h52
Foto: Agência Alagoas

Com a explosão de novos casos da Covid, o Governo de Alagoas vai reabrir o hospital de campanha Dr. Celso Tavares, que funcionava no Centro de Convenções, no bairro Jaraguá, em Maceió.

A informação foi confirmada pelo governador Renan Filho (MDB), na tarde dessa terça-feira (16), durante coletiva para anunciar o endurecimento das medidas de enfrentamento ao coronavírus no estado, que passou para a fase vermelha na totalidade.

"Havia uma liminar porque há sempre disputa de empresas. O hospital de campanha de Alagoas é o mais barato do Brasil. A gente se vangloria disso e é muito importante neste momento. E nos próximos dias esperamos entregá-lo pronto para a sociedade. A PGE (Procuradoria Geral do Estado) fez um trabalho muito diligente no sentido de garantir o direito do Estado e do povo de oferecer tratamento às pessoas", detalhou o governador.

Foto: Agência Alagoas 

A estrutura, do hospital que funcionou até que até setembro do ano passado, ofertava 150 leitos clínicos, contava com cerca de 400 médicos, fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório e enfermagem se revezando nos cuidados clínicos, 24 horas por dia, aos pacientes internados.

O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para saber detalhes como a data do retorno e a oferta de leitos da estrutura neste novo momento da doença no estado e aguarda uma resposta.

O hospital de campanha do Jaraguá funcionou até o dia 28 de setembro de 2020, quando o governador anunciou o fechamento da estrutura, visto a queda no número de novos casos da Covid e diminuição da taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento da doença. “A gente vai deixar a estrutura em stand by, para com toda a segurança, prudência e responsabilidade necessárias, acompanhar os números da Covid-19 e se houver qualquer aumento da doença em Alagoas, estaremos preparados para retomar aquilo que foi interrompido”, disse Renan Filho à época.

Decreto

Anunciado ontem (16), o novo decreto colocou todo o estado na chamada Fase Vermelha de isolamento social, com toque de recolher em todos os municípios, a partir das 21 horas, e fechamento do comércio, shoppings e praias nos finais de semana.  As medidas passam a valer a partir desta próxima sexta-feira (19). Confira todas as medidas aqui.