Um homem de 52 anos de idade deu entrada no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em Maceió, com suspeita de leptospirose, mas, ao ser examinado, foi constatado que, na verdade, ele estava com meningite. Ele veio de Capela à capital para receber atendimento. O caso foi registrado na manhã dessa quinta-feira (31).
LEIA TAMBÉM
As informações foram confirmadas ao TNH1 pela assessoria da unidade de saúde. "No Pronto Atendimento, pelos sintomas e pela clínica, foi detectada a possibilidade de meningite, então foi colhido o líquor que acusou meningococcemia. A intervenção tem que ser rápida para diagnosticar", explicou a assessoria do Hospital.
O liquor é o exame de punção lombar que confirma a infecção por meningite. O homem foi internado na Unidade de Isolamento do hospital e está estável, recebendo tratamento. Até então, ele é o único paciente com a doença que está sendo tratado na unidade hospitalar.
A suspeita de leptospirose veio da rede de atenção básica em Capela, pelo fato dos sintomas serem parecidos. No entanto, a possibilidade foi descartada com a confirmação de meningite.
Este é o segundo caso da doença no município. O primeiro foi de uma criança de nove anos que foi diagnosticada com meningite bacteriana na última quarta-feira (23).
Confira abaixo a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Capela:
"A Secretaria Municipal de Saúde de Capela informa que o paciente de 52 anos que foi diagnosticado com meningite e está internado no Hospital Doutor Hélvio Auto, recebeu os primeiros atendimentos no Hospital José Vânio de Barros Morais, sendo em seguida encaminhado à Maceió. A secretaria do município reforça que o paciente está se recuperando bem e que todos os protocolos requisitados pelo Ministério da Saúde estão sendo cumpridos."
LEIA MAIS