Maceió

Começa nesta segunda-feira cadastro de gestantes para o Cartão Cria em Maceió

TNH1 com Secom Maceió | 22/02/21 - 09h41 - Atualizado em 22/02/21 - 09h50
Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) divulgou na última sexta-feira (19), que o cronograma de cadastro das gestantes para o recebimento do Cartão Cria (Criança Alagoana) será iniciado nesta segunda-feira (22).

O Cartão Cria é uma iniciativa do Governo Estadual, e beneficiará, com um auxílio financeiro de R$ 100 mensais, gestantes, bebês e crianças até 6 anos de idade inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Crianças com síndrome congênita por Zika Vírus, de 0 a 7 anos, também serão beneficiadas.

Na semana de 22 a 25 de fevereiro, serão cadastradas as gestantes que tem os nomes iniciados de A-L de acordo com Unidades de Saúde em que fazem  o  pré-natal.  De 1º  a 4  de março farão o cadastro as gestantes que tem os nomes iniciados de M-Z.  Os pontos de atendimentos serão os 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió, a sede do Cadastro Único (Cadúnico) na Serraria e o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no bairro do Prado. O atendimento nos Cras será de 9h às 15h e no Casa das 13h às 15h.

Para fazer o cadastro, as  gestantes deverão  levar os seguinte documentos:  NIS, Caderneta da Gestante, Cartão SUS, RG-CPF e Comprovante de Residência.

Confira o cronograma

Crianças com síndrome congênita por Zika Vírus

As crianças de 0 a 7 anos com síndrome congênita por Zika Vírus serão cadastradas nos dias 25 e 26 de fevereiro, e de 1º a 4 de março na Associação das Famílias de Anjos de Alagoas- AFAEAL  localizada no Conjunto. Profº Paulo Bandeira – no  Benedito Bentes ll, das 9h às 15h.

Para o cadastro, o responsável deverá levarCertidão de Nascimento da criança, Cartão SUS, RG-CPF do responsável, Comprovante de Residência, NIS do Responsável e da Criança e Laudo Médico.

Gestantes do Litoral Norte,  Tabuleiro dos Martins e Cidade Universitária

O cronograma de cadastro para as gestantes que moram no Litoral Norte e algumas regiões do Tabuleiro dos Martins e Cidade Universitária será divulgado em breve pela Semas.  Esse novo calendário será para gestantes atendidas nas unidades: Unidade de Saúde da Família Jorge David Nasser (Ipioca);  Unidade de Saúde da Família de Pescaria;  Unidade de Saúde da Família Vanderli Mª de Andrade (Riacho Doce); Unidade de Saúde da Família Mª Conceição Fonseca Paranhos(Guaxuma); Unidade de Saúde Ib Gatto(Tabuleiro dos Martins);  Unidade de Saúde da Família Galba Novaes(Tabuleiro dos Martins); Unidade de Saúde da Família Vereador Sérgio Quintela (Tabuleiro dos Martins), Unidade Saúde da Família Village Campestre ll(Tabuleiro dos Martins) e Unidade de Saúde Tereza Barbosa (Cidade Universitária).

Crianças de 0 a 6 anos

O cadastro  das crianças de 0 a 6 anos,  que não estão no grupo das  com síndrome congênita por Zika Vírus,  será iniciado no mês de abril.

Gestantes do Programa Primeira Infância Cidadã

As gestantes atendidas pelo Programa Primeira Infância Cidadã(PPIC) /ProgramaCriança Feliz deverão aguardar em casa para serem cadastradas pelo visitadores do programa do seu território.  O agendamento da visita será feito por telefone pelos técnicos do programa.