Maceió

Comerciantes estudam demolição de partes dos escombros de prédios

14/11/15 - 12h11

Rachadura em um dos estabelecimentos provoca tensão de desabamento (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* )

Rachadura em um dos estabelecimentos provoca tensão de desabamento (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* )

Passado o susto do incêndio os comerciantes começam a estudar quais as medidas que devem ser tomadas para resolver os problemas nas cinco lojas do Centro de Maceió atingidas pelas chamas. A primeira delas: a demolição de parte dos prédios que ameaçam desabar. A Defesa Civil acredita que as demolições podem acontecer ainda hoje (14), mas a Aliança Comercial confirmou a ação para a manhã deste domingo.

As interdições realizadas pelo militares do Corpo de Bombeiros, aumentaram para três pontos de interdição devido a esses riscos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, as demolições podem ser iniciadas ainda na tarde de hoje.

“É necessário que os bombeiros concluam o trabalho deles e que a empresa responsável pela demolição faça a sua avaliação para, assim, retirar o que estiver ameaçando desabar, mas não se trata de uma demolição de prédio, já que existe a questão de seguro e de perícia que precisa ser realizada para que se resolva a questão do prédio”, concluiu.

Mas a informação confirmada pelo presidente da Aliança Comecial de Maceió, José Guido Júnior, a demolição está prevista para acontecer apenas no começo da manhã deste domingo.

De confirmação, apenas a informação de que algumas das lojas atingidas possuem seguro, o que deve auxiliar na reconstrução dos locais avariados. O proprietário de duas das cinco lojas destruídas, Sildo Klay, em entrevistas aos repórteres Edmilson Nunes e Alberto Lima, do programa Fique Alerta, da Tv Pajuçara, falou sobre os funcionários.

Sildo disse que têm 90 funcionários nas lojas atingidas, e que todos serão relocados para uma loja na Rua das Árvores. Ele é um dos comerciantes que possui seguro para suas lojas.

Nos locais atingidos pelas chamas, a cena é de destruição. Tudo no interior nos prédios foi consumido. Os funcionários de outras lojas, que não foram atingidas pelas chamas, mas que ficam na área interditada, e curiosos estiveram no local. Os funcionários receberam a notícias que devido ao isolamento não poderia chegar aos seus locais de trabalho.

Apesar de não haver mais focos de incêndio, a fumaça ainda é grande na região. Ontem a noite moradores dos bairros próximos ao Centro, como Prado e Trapiche, afirmaram que a fumaça e o cheiro de queimado era forte na região.


Chamas voltam a consumir escombros de loja destruída no Centro (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Chamas voltam a consumir escombros de loja destruída no Centro (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Feita do alto da cobertura de um prédio, fotografias revelam os escombros dos estabelecimentos (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Feitas do alto da cobertura de um prédio, fotografias revelam os escombros dos estabelecimentos (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Feitas do alto da cobertura de um prédio, fotografias revelam os escombros dos estabelecimentos (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Feitas do alto da cobertura de um prédio, fotografias revelam os escombros dos estabelecimentos (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Chamas voltam a consumir escombros de loja destruída no Centro (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Chamas voltam a consumir escombros de loja destruída no Centro (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Equipe do Corpo de Bombeiros resfriam os escombros (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Equipe do Corpo de Bombeiros vistoriam os escombros em busca de chamas ativas (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Visão da loja após o incêndio (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Visão da loja após o incêndio (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Visão da loja após o incêndio (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Visão da loja após o incêndio (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* ) Fumaça continua em alguns estabelecimentos. A cor preta é proveniente da queima de borracha (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* )