Política

Comissão debate obesidade infantil e enfrentamento da pandemia

Agência Câmara de Notícias | 02/06/21 - 23h12
Marcel Ávila / Prefeitura de Pelotas-RS

A comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar projetos e programas do governo federal voltados para primeira infância realiza audiência pública na segunda-feira (7) para discutir as políticas públicas de prevenção à obesidade e o enfrentamento da Covid-19.

O debate será realizado no plenário 13, às 10h30.

Entre os convidados estão a representante do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Solange Fernandes; e o médico e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria Daniel Becker.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), que solicitou o debate, lembra que a obesidade acomete 25,9% dos adultos no Brasil atualmente. E, de acordo com informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 14,8% das crianças menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre  5 e 9 anos, acompanhadas na Atenção Primária, apresentaram excesso de peso; destas, 7% e 13,2% tinham obesidade.

Paula Belmonte ressaltou que cientistas já alertaram para a necessidade de se reconhecer a obesidade como fator que contribui para o agravamento da Covid-19.

"Os primeiros meses são os mais críticos para o desenvolvimento da obesidade ao longo da vida, pois crianças que apresentam índices de massa corporal (IMC) elevados ou ganho excessivo de peso nesse período estão predispostas a tornaram-se adolescentes e adultos obesos", disse.