Brasil

Comissão do Senado aprova feriado Nacional pelo dia de Zumbi e da Consciência Negra

Agência Senado | 24/08/21 - 14h09
Foto: Trip Advisor

O Dia Nacional de Zumbi e da ConsciênciaNegra, celebrado anualmente em 20 denovembro, poderá se tornar feriado nacional. Atualmente, a data é comemorada em 5 estados e mais de mil municípios. Mas essa realidade pode mudar com a aprovação, nesta segunda-feira (23/08), do PLS 482/2017, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, em decisão terminativa na Comissão de Educação do Senado.

O relator da matéria na Comissão, Paulo Paim,  explicou que a data escolhida remete ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do período colonial. Paim destacou que transformar a data em feriado nacional vai enfatizar e valorizar a luta do povo negro e fortalecer o processo de conscientização de seus desafios.

O texto foi aprovado com duas emendas de redação para incluir o nome Zumbi na data comemorativa, que originalmente constava apenas como Dia da Consciência Negra. Depois de passar pela CE, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado.