Mercado de Trabalho

Como serão as profissões do futuro? Veja o que pode ser tendência no mercado

Canal Tech | 10/02/20 - 09h59
Pexels

Desde o surgimento da internet, a tecnologia passou por avanços consideráveis, rápidos e transformadores. Para uma contextualização rápida, imagine que, em 1993,o número de websites no mundo era de apenas 600. As páginas oficiais da Casa Branca e da ONU foram lançadas naquele ano.

Essa incrível transformação digital é como uma engrenagem que nunca para de funcionar. A movimentação é constante e, para conseguir acompanhar a velocidade da mudança sem ser deixado para trás, o mercado de trabalho precisa passar por adaptações indispensáveis.

Já imaginou o impacto que tudo isso vem causando na vida profissional das pessoas?

Em muitos países, algumas das ocupações mais concorridas atualmente nem mesmo existiam 10 anos atrás. Uma estimativa revela que 65% das crianças que estão, hoje, no primeiro ano do ensino fundamental, provavelmente ocuparão posições de trabalho que ainda nem existem.

Com base nisso, como você imagina as profissões do futuro? Confira abaixo uma previsão que não vai tão longe assim, mas que certamente inclui os ramos de atuação que serão tendência no mercado de trabalho mundial pelos próximos anos.

Matemáticos e peritos em estatísticas

Os especialistas em estatísticas, métricas e matemática têm lugar garantido no mercado de trabalho pelos anos vindouros. A compilação e interpretação de dados é uma atividade cada vez mais requisitada nas empresas, especialmente quando envolve o estudo de probabilidades. De acordo com uma pesquisa da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, até 2026 o número de oportunidades para profissionais desses campos de atuação deve aumentar entre 30 e 34%.

Profissionais de TI

Startups, aplicativos, ferramentas, plataformas, soluções, inteligência artificial... A lista de funcionalidades e possibilidades tecnológicas já é enorme e apresenta crescimento exponencial a perder de vista. Se considerarmos a internet das coisas como um leque de infinitas possibilidades atuais e futuras, as profissões de analista de sistemas e desenvolvedores de softwares e aplicativos são indispensáveis. Muito além dos smartphones e computadores de última geração, o trabalho envolve basicamente tudo o que está conectado à inteligência artificial.

Carros que dirigem sozinhos, cafeteiras com horário programado e as smart cities: para funcionar, tudo precisa de um background bem planejado e uma programação inteligente.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) mostrou que, em 2016, o Brasil foi classificado como o 9º maior mercado de software e serviços de TI do mundo. Não à toa, bons profissionais que trabalham na área de TI estão em falta e, nos próximos anos, podem se tornar ainda mais raros. Em 2015, o Brasil apresentou déficit de 195 mil profissionais de TI empregados em tempo integral, segundo dados disponibilizados por um estudo da The Network Skills in Latin America. Este número sobe para 450 mil até 2019, de acordo com a IDC.

Profissionais de saúde

Das 20 ocupações com maiores taxas de crescimento na previsão da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, considerando o intervalo entre 2016 e 2026, 11 estão relacionadas à área da saúde. Dentro dos próximos anos, fisioterapeutas, cuidadores, médicos, enfermeiros, assistentes e afins têm de 26% a 47% mais chances de conseguir emprego.

O mundo terá 2 bilhões de idosos em 2050, segundo a OMS. Atualmente, essa faixa etária compreende aproximadamente 850 milhões de pessoas. Em apenas 2 anos, ou seja, em 2020, o número de pessoas com mais de 60 anos será maior do que o número e crianças menores de 5 anos pela primeira vez na história do planeta.

Esses dados mostram que o número de pacientes que buscam clínicas, hospitais e atendimento domiciliar que possam oferecer exames, consultas de rotina e programas de reabilitação será muito maior quando atingirmos a metade do século. A crescente necessidade por cuidados médicos e hospitalares de qualidade é irrefutável, ainda mais considerando as novas possibilidades geradas pelos avanços da tecnologia.

Analistas de pesquisa de mercado

O boom do marketing ainda tem forte repercussão no dia a dia das empresas, especialmente depois da inserção do marketing digital como ferramenta para aumentar a rentabilidade dos negócios. Este trabalho, em combinação com os avanços tecnológicos da 4a revolução industrial, demanda um profissional que consiga analisar os dados obtidos e, com isso, aumentar a lucratividade.

Esses consultores fazem parte da lista de profissões do futuro por terem a habilidade de desenvolver estratégias eficazes a serem aplicadas nas tarefas diárias dos empreendimentos, incluindo desde precificação de produtos e serviços, até a escolha do melhor ponto comercial.

Técnicos de fontes de energia alternativa

Com 105% de taxa de crescimento na pesquisa da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos e ocupando o primeiro lugar da lista, disparada, está a profissão dos instaladores fotovoltaicos solares. Também conhecidos como instaladores PV, esses especialistas montam, instalam e fazem a manutenção de sistemas de painéis solares em telhados ou outras estruturas.

Técnicos de turbinas eólicas aparecem logo depois, com previsão de 96% de crescimento até 2026. Isso se deve ao fato de que a demanda por geração de energia através de fontes alternativas deve apresentar rápido aumento na próxima década, o que consequentemente aumenta a procura por especialistas em instalação e manutenção de turbinas e painéis.

É claro que, para inovar com qualidade e colher os frutos dessa inovação, é preciso contar com profissionais especializados, preparados para trabalhar com as últimas novidades do mercado.