Educação

Comunidade acadêmica lamenta morte da professora Iasmin Duarte

Ascom Ufal | 22/05/20 - 17h31

É com profundo pesar que a Universidade Federal de Alagoas  informa sobre o falecimento da professora Iasmin de Albuquerque Cavalcanti Duarte, na tarde de hoje (22). A docente, que também foi diretora da Faculdade de Medicina, estava internada com covid-19, no Hospital Memorial Arthur Ramos desde o dia 15 de maio.

Referência em pediatria, Iasmin Duarte era professora associada da Faculdade de Medicina da Ufal. Especializou-se em Fisiologia e em Pediatria, atuando principalmente em crescimento, estado nutricional e puericultura. Também era doutora em Medicina Tropical, pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2018, ocupava o cargo de diretora da Faculdade de Medicina.

O sepultamento ocorrerá às 18h, no Campo Santo Parque das Flores. Devido à pandemia de covid-19, não haverá velório e a presença no enterro fica restrita a membros da família.

Neste momento de dor e saudade, a Ufal transmite seus sinceros sentimentos aos amigos e familiares.

Servidores da Ufal lamentam o falecimento da docente

A Reitoria decretou luto oficial de três dias pela perda da docente. O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti se manifestaram pela perda da professora.

“Estamos todos muito tristes. Perdemos um ser de luz! A Ufal está em luto! A classe médica de Alagoas perde uma referência. Nós perdemos uma amiga!”, afirmou o reitor.

“Lamentável a partida da professora Iasmin. Estou muito triste mesmo, sem chão. Enfim, jamais esquecerei seu olhar carinhoso e seu jeito afetuoso. Sentirei muita falta dela”, lamentou a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti.

Diana Monteiro, jornalista da Universidade, relembrou o empenho da professora Iasmin para a construção da Unidade Docente Assistencial da Ufal, que deixa como um legado para a sociedade alagoana. “Uma lamentável perda! Uma guerreira".

O coordenador do curso de Medicina, Davi Buarque, falou sobre a perda da colega de profissão: “Difícil expressar a dor que sentimos neste momento. Iasmin sempre foi querida por todos, um farol em meio a um mundo difícil. Conciliadora, prestativa, alegre e outros tantos adjetivos que não caberiam nestas poucas linhas. Seu sorriso sempre foi sua marca e permanecerá em nossas mentes e corações. Nos resta agradecer, diariamente, por termos convivido com um ser humano tão especial. Que descanse em paz e que possamos ser consolados em nossa fé”.

Recentemente a professora Iasmin foi entrevistada pela Ascom Ufal para dois momentos importantes da Universidade: os setenta anos da Faculdade de Medicina e a colação de grau dos novos médicos. Confira nos links.

Leia, abaixo, a nota da Faculdade de Medicina da Ufal:

Com profunda tristeza, a Faculdade de Medicina informa sobre o falecimento de sua diretora, a professora Iasmin de Albuquerque Cavalcanti Duarte, hoje, dia 22 de maio de 2020.

Poucas pessoas podem ser consideradas uma unanimidade e a professora Iasmin era uma delas: respeitada, admirada e amada por todos.

Hoje a Famed perde aquela que considerava uma mãe.