Mercado de Trabalho

Concurso para o Ibama poderá ter mais de 2 mil vagas

Folha Dirigida | 12/09/19 - 10h21

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão, recomendou que o Ministério da Economia autorize o concurso Ibama, para 2.054 vagas, em 30 dias, ou seja, até 5 de outubro. As oportunidades previstas são nos níveis médio e superior, em todo o país. Os ganhos chegam a R$8.547,64.

A Recomendação nº 7 de 2019, protocolada no último dia 5 de setembro, exige ainda a renovação contínua do quadro de pessoal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O órgão de fiscalização pede que o concurso público do Ibama conte com quantitativo não inferior às vagas em aberto e para formação de cadastro de reserva. Hoje, o déficit é de 2.054 servidores em todo o país, quantitativo de vagas solicitado pelo instituto ao Ministério da Economia este ano. 

Além de ser direcionada ao Ministério da Economia, a Recomendação também é destinada ao presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim.

A ele, o MPF recomenda, no prazo de 15 dias após um aval (até 20 de outubro), todas as adequações necessárias exigidas para a realização do concurso, entre elas, a escolha da banca organizadora. Desta forma, um novo edital do concurso Ibama sairia ainda em outubro.

A elaboração do cronograma do concurso também não deverá ultrapassar o período de 180 dias desde a tramitação até a posse dos aprovados. Para agora, o órgão de fiscalização pede que o Ministério da Economia, junto com o Ibama, realizem estudos para verificar a quantidade mínima ideal de cargos, de acordo com a realidade orçamentário-financeira existente.