Saúde

Confira 10 alimentos proibidos e perigosos para cachorros

Aparentemente inocentes, muitos alimentos podem ser mortais para os cães

Canal do Pet / PetNut | 06/03/19 - 18h17
Reprodução

A alimentação natural começa a ser uma das indicações de veterinários como opção para garantir ao pet uma dieta rica, variada e saudável, com impactos positivos no desenvolvimento dos cães.

Se você olhar rapidamente, vai achar que a alimentação habitual de sua família pode ser compartilhada com o pet. Realmente, podemos oferecer muitos dos nossos alimentos aos peludos, mas, cuidado, não são todos.

Alguns alimentos indicados para humanos são altamente tóxicos e muito perigosos para os cães.

Lembrando que uma dieta natural, rica e equilibrada faz com que os pets aumentem a qualidade de vida, fortaleçam o sistema imunológico e tenham uma pelagem mais sedosa e brilhante.

A seguir, vamos apresentar alguns dos alimentos perigosos para cães:

1 – Cafeína:

Jamais ofereça café ao seu amigo peludo. A cafeína é estimulante do sistema nervoso e pode provocar transtornos de comportamento, aceleração cardíaca, convulsões e diarréias.

2 – Chocolate

Altamente tóxico para cães, o chocolate também é um estimulante do sistema nervoso e seus efeitos demoram para ser eliminados do organismo do animal.

E ainda, o chocolate pode provocar diarreia, vômitos, aceleração cardíaca, que pode levar ao coma e à morte.

3 – Ossos cozidos, fervidos ou assados

Comer ossos cozidos, assados o fervidos é muito perigoso para os cães.

Os ossos, quando mordidos, estilhaçam formando pequenos pedaços pontiagudos que podem ficar alojados no trato digestivo, causando lesões e obstruções no estômago, esôfago ou intestino.

Seguidores da dieta BARF (da sigla em inglês Alimentação Crua Biologicamente Adequada) sugerem ossos crus.

4 – Uvas e passas

Oferecer ou não uvas ao pets ainda causa muita polêmica. Muitos cães passam muito mal quando comem uvas y uva passas, podendo causar insuficiência renal.

5 – Brotos verdes das batatas cruas

As batatas são parte essencial da alimentação dos peludos e, eles adoram. Porém, eles nunca devem comer os brotos verdes, pois eles contém substâncias tóxicas para os cães. Por precaução, as batatas devem está sempre cozidas.

6 - Alho

O alho pode destruir os glóbulos vermelhos, e os efeitos desse alimento demoram a aparecer. Ele pode causar anemia e insuficiência renal. O sintoma mais comum é a urina de cor laranja.

7 - Abacate

Esse alimento contém substância tóxica chamada persina, que pode causar problemas no trato intestinal e dificuldades respiratórias.

8 - Leite

Os cachorros podem ser intolerantes à lactose, com isso, o consumo de leite pode de vaca causar diarreia.

9 - Sorvetes

Pelo mesmo motivo do leite, a presença de lactose e de gordura, o sorvete não deve ser oferecido ao pet.

10 - Excesso de Sal

O excesso de sal na alimentação do cachorro pode desencadear vômitos e convulsões.