Cotidiano

Confira dicas de especialistas para organizar a casa, facilitar a rotina e até economizar dinheiro

Folhapress | 25/03/19 - 21h44
Cabides | Pixabay

Técnicas para arrumar a casa viraram assunto da moda após o sucesso mundial dos livros da japonesa Marie Kondo. A principal dica dessa guru da organização é tirar tudo do armário e, ao selecionar o que será descartado, segurar cada peça e se perguntar: isso me traz felicidade? Se sim, a peça continua.

Caso contrário, está fora. Se você já fez uma boa arrumação no seu guarda-roupas, é provável que tenha encontrado peças que nem lembrava que tinha comprado. A professora Fernanda Fini, 36 anos, que também é especialista em arrumação (personal organizer), tem dicas bem práticas: "Se você não usa a peça há mais de um ano, pode descartá-la."

Para evitar que itens fiquem esquecidos no fundo do armário, a regra de ouro é deixar tudo visível aos olhos. Como? A primeira dica é pendurar as roupas em cabides. Outro segredo, uma espécie de mantra da organização, é não empilhar, mas enfileirar as peças. Ao colocar uma camiseta em cima da outra, por exemplo, é impossível ver o que está embaixo.

A personal organizer Letícia Esposel, 51 anos, diz que teve uma cliente que chegou a comprar três blusas iguais. "Ela tinha peças repetidas porque não conseguia visualizar tudo o que tinha no guarda-roupas", conta.

"O objetivo é a economia: economia de tempo, de espaço e de dinheiro", complementa Fernanda Fini. A empresária Alessandra Rodrigues, 43 anos, que já contratou os serviços de Letícia, afirma ter aprendido muito. "Senti uma diferença enorme. Facilitou a rotina." Letícia, por sua vez, diz que os benefícios de uma casa arrumada extrapolam a questão funcional. "Um ambiente limpo e organizado parece deixar tudo mais leve. Muda até o astral da casa."

*

Método deve ser funcional

Depois de arrumar toda a casa, uma dúvida paira sobre a cabeça de muita gente: como manter a organização? De acordo com as especialistas, é mais fácil conservar a casa organizada quando a arrumação atende às necessidades dos moradores. A dica é que cada um leve em conta a sua rotina. Quem precisa trabalhar vestindo roupa social, por exemplo, pode deixar um espaço no guarda-roupas só para essas peças. "Depois de um tempo, é importante fazer uma revisão desses modelos para ver se eles funcionaram na prática", aconselha a personal organizer Fernanda Fini. Letícia Esposel, também personal organizer, diz que o mais importante da organização é facilitar o dia a dia das pessoas. "A ideia não é deixar tudo bonitinho para fotos. Tem que ser funcional", afirma. (KM)

*

Livro que ensina a arrumar é sucesso

É simples o motivo que tornou a japonesa simpática e de ar tranquilo Marie Kondo a autora de um dos maiores best-sellers dos últimos tempos, "A Mágica da Arrumação" (R$ 34,90, 160 págs., Sextante): guarde o que te traz felicidade e descarte o que não traz. Essa ideia fácil é capaz de mais do que simplesmente organizar casas. É uma ideia que tem o poder de colocar ordem na vida das pessoas, que passariam a aplicar o método em outros setores da existência. A obra ajudou tanta gente que ganhou, além de uma série na Netflix ("Ordem na Casa"), um segundo volume: "Isso me Traz Alegria" (R$ 34,90, 272 págs., Sextante). Nesse livro, Marie reafirma a etapa mais importante do seu método: descobrir, entre tudo à sua volta, o que traz felicidade.