Maceió

Confira dicas para o consumo seguro de alimentos e bebidas nas praias

Ascom SMS | 25/02/22 - 10h03
Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de  manter os maceioenses e visitantes informados e saudáveis nessa época do ano, em que as praias de Maceió têm  um  fluxo maior de frequentadores, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió orienta sobre a qualidade, manuseio e armazenamento de alimentos e bebidas consumidos fora de casa durante o feriado de carnaval.

A coordenadora e nutricionista da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), Adriana Toledo de Paffer, revela que é essencial orientar a população para que observe, além da qualidade do alimento ou bebida que consome, as condições do local onde faz a compra. Ela orienta sobre os aspectos que devem ser observados.

“O consumidor deve possuir um olhar analítico sobre a comercialização do produto. Ele deve estar atento à validade, cores, texturas, e ao sabor do alimento, sem deixar escapar as peculiaridades de como o fornecedor manuseia. A ausência de máscaras, a falta de cuidados com a higienização das mãos e até o contato direto do dinheiro com o alimento são exemplos dessas situações preocupantes,” explica a nutricionista.

Aroma dos alimentos - Adriana Paffer destaca que o consumidor pode observar o aroma dos alimentos, cujos profissionais de nutrição dão o nome de características organolépticas - aquelas que podem ser notadas pelos  sentidos humanos - e que são essenciais na análise para venda e compra de produtos que serão ingeridos.

"Podemos, dessa forma, através do aroma, textura, sabor e de como enxergamos a cor do alimento, ter consciência de seu estado. Em relação à água, ela deve ser incolor, inodora e deve estar lacrada. Outras bebidas, como água de coco, refrigerantes e sucos também devem ser observadas cuidadosamente”, orienta Adriana Paffer.

Características nutricionais  - De acordo com a nutricionista, o ideal é  se alimentar antes de sair de casa para não passar muitas horas sem nutrientes no corpo.

“Manter-se hidratado, independente da época do ano, e sempre levar seu próprio alimento higienizado e bem armazenado também é importante”, destaca Adriana Paffer.

A profissional afirma que tentar equilibrar a alimentação com produtos naturais e frutas asseguram melhor a qualidade alimentar. Porém, pela praticidade, nem todos preparam refeições ao sair de casa.

“Desse ponto de vista é indicado procurar estabelecimentos que possuam uma oferta maior de produtos e que comercializem os naturais, como sucos, água de coco, entre outros alimentos saudáveis, mas buscar o equilíbrio”, orienta a nutricionista.

Regras sanitárias - Durante o feriado, aumenta o consumo de alimentos e bebidas vendidos nas praias. A Vigilância Sanitária orienta os consumidores a observar as características de exposição e acondicionamento dos produtos alimentícios.

O trabalho da Vigilância Sanitária de Maceió tem papel fundamental na preservação da saúde, evitando riscos sanitários. Com a maior exposição ao calor, a população deve estar atenta à comercialização de alguns produtos mais perecíveis, como mariscos, frutas, laticínios  e outros alimentos.

“É obrigação do empreendedor seguir os protocolos de segurança para a saúde pública  ao vender seus produtos. O consumidor deve ter o cuidado de verificar a data de fabricação e validade dos produtos, analisar se está em boas condições. O proprietário deve possuir um ambiente higienizado, apropriado para armazenar, com temperatura correta e forma adequada de manuseio,” destaca o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

Exposição e acondicionamento - A gerente de Alimentos da Vigilância, Vitória Sarah, recomenda que a população leve de casa seu próprio lanche, ou opte por produtos embalados, que possuem menos riscos de infecção do que os produtos de maior exposição ao calor.

“Caso o público deseje consumir  na localidade deverá observar a higienização do vendedor, toda forma de manuseio e armazenamento e a higiene no local, além de evitar alimentos crus, como ostras, molhos e os que ficam muito tempo expostos ao sol”, informa a gerente.

É preciso que o consumidor observe a temperatura de conservação dos alimentos para evitar a ingestão de produtos estragados.

“O consumidor deve preferir alimentos que passem por processamento térmico e em relação às bebidas, deve ter cuidado com a procedência dos líquidos. As condições dos alimentos que são vendidos nas praias são mais propícias para desenvolvimento de bactérias, incluindo as patogênicas, que causam doenças. Por isso,  sempre deve-se utilizar copos descartáveis e antes de ingerir os produtos em lata deve-se lavar bem o recipiente,” acrescenta a nutricionista da Vigilância Sanitária.