Tecnologia

Confira quais são os dispositivos mais usados para ver vídeo pelo mundo

Olhar Digital | 11/10/20 - 14h46

Onde você costuma assistir a filmes e séries online, no computador, TV ou celular? Um estudo feito pelo Just Watch, que monitora o uso de serviços de streaming, mostrou quais são os dispositivos mais usados em diferentes países do mundo para consumir conteúdo em vídeo.

A pesquisa reuniu dados de 47 países. Os brasileiros, assim como grande parte da América Latina e da Ásia, têm o celular como principal aparelho para consumo de vídeo. América do Norte e Europa Ocidental, no geral, preferem usar a TV, enquanto a Europa Oriental assiste mais pelo computador.

Claro que existem exceções: a Argentina, por exemplo, também prefere TV, enquanto Portugal tem o computador como preferencial. Nesses dois casos, os países se diferenciam bastante dos vizinhos próximos, que no geral usam o mesmo tipo de dispositivo.

Confira o gráfico do Just Watch abaixo, mostrando a divisão por cada um dos países:

Os serviços de streaming vem mexendo bastante com a estrutura da produção de conteúdo no Brasil. Depois de superar os números de audiência da TV por assinatura, eles agora seguem tentando "derrubar" também a TV aberta.

Durante o mês de junho, na chamada "faixa comercial" da televisão (que varia entre 7h e 0h), o consumo de streaming foi de 7,0 pontos e uma fatia de 15% do mercado no Brasil. Isso representa um décimo de ponto a mais que no mês anterior. Em outras palavras, 15 a cada 100 aparelhos de TV ligados durante a faixa comercial estavam consumindo conteúdo de streaming.

No entanto, esses números, levantados pela Kantar Ibope Media, referem-se apenas ao consumo pela televisão, desconsiderando aparelhos celulares e tablets. Portanto, o valor real deve ser ainda maior. Cada ponto nessa medição equivale a cerca de 250 mil residências sintonizadas nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil.