Educação

Confirmação da matrícula na rede municipal começa hoje e será por whatsapp

Secom Maceió | 02/03/21 - 09h43 - Atualizado em 02/03/21 - 09h53
Arquivo

A confirmação da matrícula para os alunos da rede municipal de ensino ocorrerá entre os dias 02 e 05 de março somente pelo WhatsApp. O procedimento seria feito de maneira presencial, diretamente nas escolas, mas a Secretaria Municipal de Educação (Semed) optou pelo modelo virtual em função do aumento do número de casos de Covid-19 no Estado.

Conforme o secretário Elder Maia, por meio do contato 98882-8131 será possível confirmar o cadastro da pré-matrícula – que também foi feito online – e das vagas remanescentes. A mudança foi necessária para evitar aglomerações e a consequente transmissão do coronavírus.

A Semed informa que o resultado da pré-matrícula online será divulgado nesta terça-feira (02), no site da Prefeitura de Maceió. Para consultar o resultado, os pais ou responsáveis devem acessar o link sislameal.caedufjf.net e fazer o login com o CPF e a senha cadastrada no banco de dados da matrícula.

“Agora, os pais e responsáveis que já fizeram a pré-matrícula de forma virtual têm até sexta-feira desta semana para a confirmação. Ninguém precisará se deslocar para escola, nem correr risco algum. Ao mesmo tempo, temos que realizar nossas matrículas e seguir o nosso planejamento. Para tanto adotamos esse procedimento”, afirmou o secretário.

Documentos necessários

Para confirmar a matrícula, devem ser enviados o nome completo do aluno, o nome da escola onde estudante foi lotado e tirar foto de toda a documentação (comprovante de residência, certidão de nascimento da criança, CPF do aluno, identidade, CPF do responsável e telefone de contato para atividades remotas) e encaminhar para o número de WhatsApp da Semed. Só assim a matrícula será confirmada.

Vagas remanescentes

O secretário municipal de Educação pontua que, após o período de confirmação da matrícula, os  pais e responsáveis que perderam o prazo terão, entre os dias 09 e 12 de março, o período para verificar a disponibilidade de vaga na escola pretendida. O canal para a verificação das vagas remanescentes também será o número do WhatsApp.

Volta às aulas

As aulas da rede municipal de ensino estão previstas para começar no dia 15 de março, de forma remota. “ As aulas presenciais, nesse momento, trariam risco para toda a população. Estamos acompanhando, aflitos e apreensivos, o crescimento da contaminação e temos que evitar isso”, destaca o secretário.

Elder Maia ressalta que a Semed já está estudando uma possibilidade de financiar o acesso à internet. “Estamos viabilizando uma forma de disponibilizar internet gratuita a nossos estudantes. Isso levará um pouco de tempo, porque envolve alguns procedimentos legais e jurídicos. Mas, estamos trabalhando para viabilizar o acesso”, promete o secretário.