Maceió

Controle e redução de perdas: BRK realiza substituição dos hidrômetros em Maceió

Ascom BRK | 14/09/21 - 18h36
Ascom BRK

O investimento em um plano de ação para controle e redução de perdas de água é uma das principais metas contratuais da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió. Para que a atuação da empresa seja efetiva nesse sentido, há a necessidade de investir na modernização e atualização dos hidrômetros (medidor de água) em uso, que começam a ser substituídos em Maceió a partir do próximo dia 22. A ação atende à normativa especificada na portaria n° 246/2000 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e garante eficiência na medição do consumo de água.

Assim como todo aparelho de medição, os hidrômetros têm uma vida útil e podem se desgastar ao longo do tempo, comprometendo a capacidade de medição do volume de água realmente consumido mensalmente. Em Maceió, primeira das 13 cidades alagoanas que serão beneficiadas com a ação programada, um mapeamento prévio realizado pela BRK apontou que grande parte destes equipamentos são muito antigos, estão danificados ou nunca foram trocados e, por isso, não garantem precisão nos registros do consumo. De acordo com o Inmetro, os hidrômetros precisam ser reavaliados para possíveis substituições em intervalos de até cinco anos.

“A troca periódica dos medidores de água é um serviço gratuito, que ocorre continuamente como forma de manter os equipamentos em boas condições e garantir a medição correta do consumo de cada cliente. Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação, possuem avançada tecnologia e são avaliados e certificados pelo Inmetro. Além de assegurar eficiência e precisão, os aparelhos cumprem uma importante função social, que é o consumo consciente”, destacou Herbert Dantas, diretor operacional da BRK em Alagoas.

A partir de uma medição precisa, os clientes podem acompanhar e controlar o consumo de água, bem como identificar vazamentos que não são perceptíveis nas instalações hidráulicas internas e acabam sendo contabilizados na fatura. Além disso, a partir de um plano seguro de hidrometria é possível mapear os hábitos da população, identificar excessos, propor ações de conscientização e preservação do recurso natural e projetar investimentos futuros de forma assertiva.

A verificação do consumo de água de cada imóvel é realizada mensalmente pela BRK Ambiental, com a indicação do volume registrado por meio da diferença da leitura atual em relação à última registrada no mês anterior. Sobre esse volume verificado em metros cúbicos (m³) é aplicada a tarifa correspondente e calculado o valor da fatura mensal.

A troca dos hidrômetros na Região Metropolitana de Maceió será realizada por uma equipe da BRK, uniformizada e identificada, sem nenhum custo para o cliente. O novo medidor é testado, aprovado e devidamente lacrado pelo Inmetro. Caso os lacres sejam removidos ou danificados, o cliente deve informar imediatamente à BRK Ambiental, pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas.