Um menino de quatro anos, que estava internado no Hospital da Criança, em Maceió, morreu com suspeita de meningite na madrugada desta terça-feira (1º). O caso foi confirmado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, onde o pequeno estava antes de ser transferido.
LEIA TAMBÉM
A criança foi identificada como Luiz Henrique da Silva. De acordo com a assessoria da UPA, ele foi levado à unidade na manhã de segunda-feira (30), apresentando sintomas considerados inespecíficos.
Luiz passou por avaliação médica, recebeu tratamento inicial e a família foi orientada a retornar em caso de surgimento de novos sintomas ou agravamento do quadro. Segundo familiares, ele retornou à UPA já em estado grave.
Com o agravamento, a situação passou a ser tratada como suspeita de meningite pela Vigilância Epidemiológica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió.
A criança foi regulada e transferida para a UTI do Hospital da Criança, mas não resistiu e faleceu pouco depois da internação.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que aguarda o resultado dos exames para confirmar a causa da morte. Já a SMS relatou que o caso foi notificado, a profilaxia foi iniciada (medida preventiva para evitar a propagação de doenças) e que está sendo oferecido suporte tanto à família quanto à escola da criança.
NOTA DA SESAU
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que aguarda o resultado dos exames de Luiz Henrique da Silva, de 4 anos, para confirmar a causa de sua morte, ocorrida na madrugada desta terça-feira (1°), no Hospital da Criança de Alagoas.
A criança foi admitida em estado grave e encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando precisou ser entubada, e recebeu medicações para tratar um quadro de choque séptico e suspeita de meningite.
A Sesau manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Luiz Henrique.
NOTA DA UPA
Na madrugada desta terça-feira (1º), uma criança atendida na UPA Benedito Bentes evoluiu para óbito após ser transferida para a UTI do Hospital da Criança. O paciente havia sido atendido na manhã de segunda-feira (30), com sintomas inespecíficos, recebendo avaliação médica, tratamento inicial e orientações para retorno em caso de novos sintomas ou piora, o que ocorreu posteriormente.
Com o agravamento do quadro, o caso passou a ser acompanhado como suspeita de meningite pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. Após regulação, o paciente foi encaminhado para unidade de referência, mas não resistiu. A SMS notificou o caso, iniciou a profilaxia necessária e está oferecendo suporte à família e à escola frequentada pela criança.
A UPA Benedito Bentes mantém o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento, seguindo rigorosamente os protocolos clínicos e assistenciais estabelecidos.
A equipe manifesta solidariedade à família e permanece à disposição para esclarecimentos.
LEIA MAIS
+Lidas