Polícia

Criminosos sabiam de falha no sistema de segurança do apartamento de Carlinhos Maia, diz PC

Theo Chaves, Paulo Victor Malta e João Victor Souza | 30/05/22 - 12h15
Reprodução / TV Pajuçara

A Polícia Civil de Alagoas informou que está em buscas de suspeitos, provavelmente um homem e uma mulher, que invadiram o apartamento de luxo do influenciador e humorista Carlinhos Maia, no bairro Cruz das Almas, em Maceió. Em coletiva de imprensa no início da tarde desta segunda-feira, 30, na Delegacia Geral, em Jacarecica, os delegados afirmaram que investigam vazamento de informações de segurança.  

apartamento de luxo do influenciador e humorista Carlinhos Maia foi invadido na madrugada do último domingo, 29, e cerca de R$ 5 milhões em jóias e outros itens foram furtados. 

"Várias são as hipóteses. Nada é descartado. Existe uma linha de investigações de que informações sobre o apartamento foram vazadas. Não quer dizer que possa ser alguém próximo ao Carlinhos. A princípio, eles teriam entrado por um muro. Os depoimentos estão sendo colhidos neste momento: funcionários e seguranças do local", disse o delegado Thales Araújo, da Divisão de Inteligência. 

O delegado Lucimério Campos reforçou a tese. "Alguns equipamentos de segurança não estavam gravando e os criminosos sabiam disso. O quarto foi completamente revirado e alguns itens estavam em um cofre", confirmou Lucimério, acrescentando que o valor exato só pode ser confirmado com a assessoria de comunicação do influenciador. Confira alguns trechos da entrevista que o delegado Thales Araújo concedeu ao TNH1

Arrombamento - "Nessa situação, houve dois arrombamentos. A porta de entrada do apartamento e uma segunda porta, que era trancada, tinha uma tranca inclusive mais forte que a primeira. Eles entraram no prédio, possivelmente, explorando uma falha de segurança em um dos muros laterais. Eles não entraram pelas entradas convencionais do prédio. Ainda estamos averiguando para ter 100% de certeza as rotas de entrada e saída. Não passaram pela portaria. A gente inclusive verificou as filmagens da entrada da portaria durante toda a madrugada e só moradores que entraram e saíram por lá". 

Câmeras foram viradas - "(Havia câmera interna no apartamento?) Não, só havia uma câmera. Isso é um detalhe, inclusive, que tem apenas uma câmera no corredor e outra na frente da porta do Carlinhos Maia, as duas foram viradas. (Qual câmera captou o momento que os suspeitos saem?) Foram câmeras da garagem, mas elas pegam a imagem bem distante, dá para a gente identificar silhuetas mais ou menos de entrada e saída, mas são câmeras distantes do local. As imagens que foram possíveis colher não fornecem muitos elementos, o que dá para a gente ver é que possivelmente eles estavam todos cobertos e usando luva, o que dificulta possivelmente a coleta de material", afirmou ao TNH1 o delegado. 

Ainda de acordo com as autoridades, os suspeitos demoraram cerca de uma hora no local do crime. "Na saída, você consegue ver eles carregando alguns objetos. A gente consegue ver nessa dinâmica toda o momento em que eles passam por dentro do prédio e quando eles passam de volta pelo mesmo local, uma hora, uma hora e pouco depois". 

Fuga e DNA - "(Como eles saíram? Tinha algum carro dando apoio?) Isso ainda vai ser divulgado no momento oportuno. (Material genético colhido) Com certeza é muito difícil separar o que foi colhido, como era um ambiente de muita manipulação, era no caso um closet, banheiro, armário, fica complicado afirmar com certeza o que foi possível colher. Foram colhidos digitais e análises de swab, coleta, para se houver suor durante a manipulação dos objetos que eles estavam buscando a serem furtados, se houver contato de suor, isso foi colhido". 

"O acesso deles e a saída foi pela garagem, agora por qual ponto especificamente, a gente ainda não sabe". 

Suspeitos podem ser pessoas próximas? - "Essa é uma hipótese que não é descartada. Ou que seja alguém de conhecimento, de convívio próximo deles, ou alguém que conhecia a rotina de forma técnica". 

Carlinhos Maia foi avisado do crime por vizinho - O advogado Luiz Gusman, que representa o influenciador, informou que tanto Carlinhos quanto o marido dele, Lucas Guimarães, devem retornar para a capital na próxima semana já que o primeiro se recupera de cirurgia, em Aracaju, e o companheiro está em viagem fora do país. O humorista soube do furto após um vizinho entrar em contato.

Segundo Gusman, Carlinhos Maia ficou transtornado quando foi informado sobre o crime, mas está bem. "A gente tem acompanhado os trabalhos que a polícia vem desenvolvendo e vimos que há possibilidades, dentre elas, que o crime pode ter sido cometido por pessoas próximas. Ele ainda não falou com ninguém porque se recupera da cirurgia", afirmou.


Foto: Theo Chaves / TNH1