CSA: Lessa se pronuncia após carta de Tenório e revela acerto com camisa 10

Publicado em 30/10/2026, às 18h47
O superintendente de esportes do CSA, Luciano Lessa - Augusto Oliveira / CSA
O superintendente de esportes do CSA, Luciano Lessa - Augusto Oliveira / CSA

Por Gabriel Amorim

Recém-aclamado superintendente de esportes do CSA, Luciano Lessa se pronunciou na noite desta sexta-feira (30), horas após a divulgação da carta aberta em que Rafael Tenório anunciou a desistência de assumir a presidência do clube.

A autenticidade da carta (leia mais abaixo) foi confirmada ao TNH1 pelo presidente da comissão eleitoral do CSA, Alberto Luiz. A chapa havia sido aclamada na última terça-feira (27).

Em entrevista ao Pajuçara Futebol Clube (PFC), Lessa afirmou que a decisão de Rafael Tenório, poucos dias após a aclamação, é um "reflexo dos últimos anos do clube".

"A gente também foi pego de surpresa. Eu não conversei com o Rafael após a definição, mas o que posso tranquilizar a torcida é que o planejamento continua em andamento", afirmou.

"Eu acho que o que vem acontecendo nos últimos anos... A gente não gostaria que esse momento acontecesse, já que o planejamento estava bem montado. A equipe que estava iniciando esse trabalho estava com tudo muito bem organizado e pautado", acrescentou.

A posse da chapa está prevista para o próximo dia 10 de novembro. Caso Rafael Tenório mantenha a desistência, Lessa afirmou que, pelo rito normal, seria natural que o vice-presidente executivo, Cristiano Mendonça, assumisse as funções de presidente.

Mais cedo, o presidente da comissão eleitoral do CSA já havia confirmado que a chapa seria mantida, com a inclusão de apenas um novo membro. O nome ainda não foi divulgado.

CSA SEGUE NO MERCADO

Mesmo com a indefinição sobre o novo presidente, os demais integrantes da chapa recém-aclamada continuam tocando o barco no planejamento para a próxima temporada.

Segundo Lessa, o CSA acertou nesta sexta-feira (30) com o novo camisa 10. O dirigente também afirmou que espera definir a situação do treinador nas próximas horas.

"A gente só vai divulgar [os reforços] a partir do momento que os pré-contratos forem chegando. [Mas] hoje fechamos com o nosso camisa 10. Ainda não podemos divulgar porque estou esperando o pré-contrato voltar, mas todos os detalhes já foram acertados. Acredito que o treinador também deve ser definido nas próximas horas", revelou.
Imagem de arquivo do CT do CSA | Crédito: Oscar de Melo/CSA

Vale lembrar que o CSA monta praticamente um time do zero para 2027. Apenas o atacante Samuel, de 21 anos, tem contrato vigente com o clube.

A CARTA DE RAFAEL TENÓRIO

Na carta, Rafael Tenório afirma que desejava retornar à presidência, mas que assumir o clube neste momento não seria prudente. Ele conta que conversou com as advogadas e os filhos antes de tomar a decisão.

O ex-presidente também anunciou que pretende liderar a formação de um Conselho de Patrocinadores Masters, para reunir empresários e parceiros para ajudar financeiramente o clube.

Leia na íntegra:

“Querer voltar, eu queria. Quem me conhece sabe o que o CSA representa na minha vida. Quando fui chamado, a paixão falou mais alto. Aceitei, fui aclamado, dei entrevista e falei dos planos que tinha para o clube. Vi a alegria de muitos torcedores e senti a mesma emoção. Por isso, devo a vocês uma explicação com a mesma clareza com que anunciei meu retorno.

Assumir a presidência do CSA não é só um gesto de amor. É assumir responsabilidades, e hoje eu respondo também por uma estrutura empresarial de grande porte, num momento delicado de governança e sucessão. Minhas advogadas foram claras: neste momento, assumir o clube não seria prudente.

Depois conversei com meus filhos. Eles me pediram que pensasse nas empresas, nas famílias que dependem delas, e que não tomasse uma decisão movido apenas pela emoção. Ouvi, refleti e entendi que eles têm razão. Não é falta de amor pelo CSA. É reconhecer que a vontade de ajudar não apaga as consequências de assumir o comando.

Por isso, retiro meu nome da presidência.

Sei que essa decisão vai frustrar muita gente que comemorou minha volta, e peço desculpas pela expectativa criada. Mas não estou me afastando do CSA. Vou ajudar de outra forma, mais concreta e mais adequada ao meu momento.

Quero liderar a formação de um Conselho de Patrocinadores Masters, reunindo empresários e parceiros comprometidos com o clube. A ideia é garantir apoio financeiro sólido e permanente ao CSA, com transparência, para que o clube tenha estabilidade independentemente de quem esteja na presidência. Serei o primeiro a assumir esse compromisso e buscar uma forma de contribuir.

Desejo que a transição aconteça com organização e que o CSA siga unido. Este é o momento de olhar para frente, e não de nos dividirmos.

A paixão continua a mesma. O caminho é que mudou. Seguirei ao lado do CSA, como sempre estive.

Com o carinho e o respeito de sempre,

Rafael Tenório

RAFAEL TENÓRIO NO CSA

Rafael Tenório esteve à frente do CSA entre 2015 e 2021, período em que o clube conquistou três acessos consecutivos e chegou à Série A. Já a segunda passagem começou em 2023, mas terminou em março de 2024, quando ele renunciou ao cargo em meio a resultados negativos e críticas à gestão.

No lugar dele, assumiu a então vice-presidente Mirian Monte, que colocou Lessa à frente do futebol. Ele retorna ao clube pouco mais de um ano após também ter renunciado ao cargo.

Gostou? Compartilhe