Os estudantes da rede pública estadual de Alagoas que integram o Grupo 5 do programa Daqui pra o Mundo já transformaram a rotina britânica em sua segunda casa ao completarem mais de três semanas em solo europeu. Desde o desembarque na costa sul da Inglaterra, superando a maratona de voos e conexões internacionais em Madri e Lisboa sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a comitiva vive um período de imersão absoluta.
LEIA TAMBÉM
Acomodados em suas respectivas casas de famílias anfitriãs (host families), os jovens agora colhem os frutos do amadurecimento cultural e das atividades letivas em Portsmouth.
A iniciativa, viabilizada pelo Tesouro Estadual, representa o maior programa de internacionalização da história da educação alagoana, cobrindo desde a burocracia de passaportes e vistos até o custeio de bolsas de manutenção internacional para garantir equidade aos estudantes da rede pública.
Com as mochilas carregadas de projetos de vida e o olhar atento a cada detalhe arquitetônico dos tradicionais distritos marítimos, esses jovens escrevem histórias decisivas em suas trajetórias. Abaixo, detalhamos o perfil, as origens e a bagagem cultural de cada um dos embaixadores alagoanos em Portsmouth.
Universo das artes e a defesa das pautas sociais
A paixão pela arte, combinada à sensibilidade para debater a diversidade humana e o combate ao preconceito, unifica estudantes focados em deixar uma marca positiva em suas comunidades.
Vinda de Arapiraca e aluna da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa, Nicole Aprigio França, de 17 anos, equilibra a paixão pelos enigmas da Matemática com o fascínio por História e Relações Internacionais. Leitora de Sylvia Plath e inspirada pelo clássico A Sociedade dos Poetas Mortos, Nicole expressa seu senso crítico.
"Sensível. Pautas sociais me tocam profundamente e tenho o sonho de ajudar a melhorar o mundo em que vivemos. Quero fazer muita arte e conhecer o máximo de culturas possíveis", relata.
_0040.jpg)
O compromisso com a igualdade também pulsa na trajetória de Karina Lopes Norberto, de 16 anos, morador de São Miguel dos Campos e estudante da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira. Criadora de música eletrônica indie e escritora de universos literários autorais, Karina tem na Biologia e na taxonomia suas paixões escolares e usa Alice no País das Maravilhas como referência.
"No futuro quero ter estabilidade financeira para viver uma vida tranquila e feliz, e poder ajudar pessoas trans em situação de vulnerabilidade. Todos merecemos vencer. Nosso lugar é onde queremos estar", defende de forma firme.
-34.jpg)
Ainda em São Miguel dos Campos, na Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, Kalila Mirelly Gomes dos Santos, de 17 anos, faz do desenho, da pintura e do artesanato seus mundos favoritos. Incentivada pelo pai, que é professor de inglês da rede estadual, Kalila é fã de O Pequeno Príncipe e projeta suas metas.
"Meu maior sonho é viver da arte, mas de um jeito que eu não a considere somente como um trabalho. Também desejo ter mais oportunidades boas na vida e uma biblioteca particular".
-48.jpg)
De Carneiros, Eloá Dionízio Araújo Moura, de 16 anos, estuda na Escola Estadual Doutor Emílio de Maia. Editora de conteúdos digitais e fã da cultura pop internacional, incluindo o grupo BTS, Eloá divide sua preferência escolar entre Inglês e História. Guiada pelo lema do artista Min Yoongi ("You were born to be real, not to be perfect"), ela destaca o valor da jornada.
"Quero voltar do intercâmbio com meu inglês melhor e com mais confiança para me comunicar, além de amadurecer com essa experiência".
-64.jpg)
Fechando o bloco de artes e literatura, Beatriz Cristina de Campos Xavier, de 17 anos, representa a Escola Estadual Ormindo Barros, em Santana do Ipanema. Fã do livro As Vantagens de Ser Invisível e inspirada pelas palavras de Clarice Lispector ("Já que sou, o jeito é ser"), ela destaca a importância do foco.
"Acredito que se nós jovens nos esforçarmos e nos dedicarmos àquilo que vale a pena, chegaremos a lugares que nunca imaginamos".
Estratégia, tecnologia e matemática
A precisão do cálculo e a vontade de desbravar o mercado tecnológico unem mentes lógicas da capital e do interior que encontram na infraestrutura britânica o estímulo ideal para suas futuras carreiras em STEM.
%20(132).jpg)
Morador de Maceió e aluno do Colégio da Polícia Militar, Arthur Felipe Cardoso dos Santos, de 17 anos, move-se pelo desejo de solucionar questões complexas. Fã de GeoGuessr, programação e linguística, Arthur Felipe monta quebra-cabeças de arte clássica e escuta álbuns musicais de ponta a ponta, sendo guiado pela canção Vienna, de Billy Joel.
"Meu maior objetivo é cursar Engenharia Biomédica e trabalhar na intersecção entre biologia, matemática e computação para desenvolver tecnologias voltadas à saúde, impulsionando minha inserção em universidades de pesquisa", detalha.
-86.jpg)
Essa mesma inclinação pela tecnologia guia Anthony Gabriel Correia dos Santos, de 16 anos, também estudante do Colégio da Polícia Militar em Maceió. Admirador do clássico cinematográfico Os Sete Samurais e adepto da filosofia estoica de Epicteto ("Não é o que acontece com você, mas como você reage a isso que importa"), Anthony Gabriel usa sua afinidade com a Matemática e com exercícios lógicos para projetar o amanhã.
"Eu viso fazer um curso na área de Tecnologia da Informação (TI) a fim de ingressar no mercado de trabalho dessa área com qualidade de vida e segurança", afirma.
%20(45).jpg)
Representando Messias, Ryan Fernando Peixoto da Silva, de 17 anos, estuda na Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva. Enxadrista e jogador de vôlei, Ryan Fernando foca seu raciocínio nos cálculos matemáticos cotidianos e inspira-se no pensamento de Epicteto sobre focar apenas no que se pode solucionar.
"Meu sonho é viver uma vida tranquila como programador e desenvolvedor de jogos. Gostaria de aprender mais sobre a cultura estrangeira e ajudar quem eu puder enquanto isso", revela.
-72.jpg)
Da capital, Arthur Guilherme Santos Pires, de 16 anos, leva o dinamismo do Colégio da Polícia Militar para Portsmouth. Praticante de vôlei, taekwondo e hóquei, Arthur Guilherme divide suas matérias favoritas entre Matemática, Química e Sociologia, encarando as disciplinas como desafios intelectuais.
"Planejo estudar engenharia da computação ou alguma área parecida que me permita ter um futuro estável e ao mesmo tempo viajar e conhecer o mundo, usando o estudo como uma alavanca para o meu futuro", pontua.
-6.jpg)
Com um perfil adaptável e uma pegada nostálgica, Levi Armando Silva Oliveira, de 16 anos, representa Campestre e a Escola Estadual José Ribeiro Caminha. Fã de jogos eletrônicos indie e do longa Star Wars 3, Levi se descreve como um "nerd vintage" com facilidade para aprender idiomas e lidar com dinâmicas de vôlei.
Guiado pela frase histórica dos jogos de ficção ("O homem certo no lugar errado pode fazer toda a diferença no mundo"), ele mantém o foco no amparo social. "Almejo ter um emprego estável para possuir uma casa e renda suficiente para ter uma família. Gosto muito de ajudar pessoas, então trabalhar com isso se enquadra perfeitamente".
Vocação humana
A dedicação voltada à medicina, odontologia, fisioterapia e o ensino de línguas move estudantes comprometidos com o atendimento humanizado e a comunicação global.
-80.jpg)
Vinda de Arapiraca e estudante do Colégio da Polícia Militar, Isabella Oliveira da Rocha, de 17 anos, direciona seus esforços escolares para a Química e a Biologia, encontrando no livro A Cinco Passos de Você e no lema "Seja forte e corajosa" suas fontes de inspiração.
"Meu maior sonho é construir uma carreira de sucesso na área da Odontologia e contribuir profissionalmente para a sociedade, ajudando pessoas através do cuidado, da saúde e do bem-estar de forma humana e responsável", projeta.
%20(101).jpg)
Essa paixão por idiomas ganha um contorno de carreira docente com Antony José Oliveira do Rêgo, de 17 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar em Maceió. Fã de carteirinha de clássicos como o grupo Queen ("Under Pressure"), Antony vê o intercâmbio como a realização prática dos anseios de sua infância.
"Meu grande sonho é cursar Letras Inglês, e o intercâmbio é a realização de um sonho do meu pequeno eu. Como um futuro professor, posso afirmar com certeza que a educação muda a sua vida e a perspectiva que você tem dela", defende.
%20(126).jpg)
Em Ouro Branco, Graziela Carvalho Lima, de 17 anos, representa a Escola Estadual Professora Joanita de Melo. Alegre e comunicadora nata, Graziela escreve crônicas sobre sua vida pessoal e foca seus estudos na Língua Inglesa.
Inspirada pelas palavras de Taylor Swift ("Você não é a opinião de alguém que não te conhece"), ela resume sua missão de maneira acolhedora. "Eu sonho em conquistar meus objetivos de vida e em espalhar coisas boas por onde quer que eu passe".
%20(109).jpg)
Natural de Carneiros, Anne Michelle Palmeira Vilela de Almeida, de 16 anos, estuda na Escola Estadual Dr. Emílio de Maia. Desenhista apaixonada por animes e pela zoologia na Biologia, Anne Michelle adota o filme O Cão e a Raposa e a frase de Michael Jackson ("Se eu puder fazer a diferença na vida de uma pessoa, não terei vivido em vão") para desenhar suas metas internacionais.
"Sonho em trabalhar com animais no futuro. Quero usar meu inglês em algum trabalho que junte o cuidado com animais e a comunicação com pessoas de outros países", destaca.
_0003.jpg)
Representando o município de Viçosa, Ana Cláudia Ferreira de Lima, de 16 anos, leva a tradição da Escola Estadual Joaquim Diégues para Portsmouth. Paciente e tranquila, Ana Cláudia apoia-se no pensamento clássico de Clarice Lispector ("Depois do medo, vem o mundo").
"Um dos meus maiores sonhos é conhecer o mundo e me tornar fisioterapeuta no futuro para poder ajudar as pessoas através da minha profissão. Quero aproveitar o intercâmbio para crescer como pessoa e ganhar mais confiança", afirma.
Redação, comunicação e oportunidades
A fluência na escrita, as práticas esportivas de alto rendimento e o desejo de empreendedorismo consolidam o bloco de estudantes focados em romper barreiras geográficas por meio do mérito escolar.
-19.jpg)
Também vinda de Viçosa e aluna da Escola Estadual Joaquim Diégues, Emilly Jordana da Silva Alves, de 17 anos, destaca-se por sua excelência na Redação e por seu passado como atleta de Taekwondo. Fã de produções de ação e guiada pelos versos da canção That’s My Way (Edi Rock), Emilly encara a viagem como um passo camaleônico.
"Creio que os meus estudos vão abrir portas para muitas conquistas. Tenho interesse na carreira policial e na veterinária, e sei que o intercâmbio abrirá as portas certas para que eu possa escolher o melhor para o meu futuro", pontua.
-14.jpg)
Em Rio Largo, Ewellyn Rhyanny Lins Ferreira, de 17 anos, representa a Escola Estadual Professora Claudizete de Lima Eleutério. Medalhista em competições esportivas e participante ativa de olimpíadas acadêmicas de matemática e educação financeira, Ewellyn tem na Biologia sua paixão e apoia-se no lema de que o futuro pertence aos que acreditam na beleza dos sonhos.
"Meu sonho é continuar estudando e construir um futuro cheio de oportunidades. Quero voltar com mais maturidade e usar tudo o que aprendi para alcançar meus objetivos e inspirar outras pessoas", declara.
%20(87).jpg)
De São Miguel dos Campos, Marcelo Luan Lopes da Conceição, de 17 anos, é estudante da Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira. Praticante de futsal e artes marciais, Marcelo Luan tem na Educação Física seu porto seguro escolar e usa a passagem de Josué 1:9 ("Seja forte e corajoso") para guiar seus passos.
"Um dos meus sonhos era ser Empreendedor, mas ainda estou descobrindo o que é melhor para mim. Creio que os meus sonhos podem se tornar realidade se eu lutar por eles até o fim", avalia.
%20(130).jpg)
Fechando a delegação, Breno de Souza Damasceno, de 17 anos, leva o orgulho de Mata Grande, no Sertão, por meio da Escola Estadual Demócrito Gracindo. Amante de desafios físicos e fã da franquia de ação John Wick, Breno foca seu raciocínio na lógica da Matemática e adota o pensamento do atleta Chris Bumstead ("Você não precisa ser o melhor hoje. Só melhor do que ontem") como motor de crescimento.
"Meu sonho é um dia poder se sentir realizado com as escolhas e metas que atingi. Quero poder viajar, conhecer lugares novos e constituir minha família sendo uma boa pessoa para todos", conclui.
O cenário de Portsmouth
O cotidiano nas vias históricas de Portsmouth tem funcionado como uma imersão cultural prática para o grupo de Alagoas. Ao longo destas mais de três semanas de intercâmbio, a vivência urbana dos estudantes passou a ser plenamente emoldurada por cartões-postais com forte identidade marítima.
O grande destaque do roteiro consolidado dos jovens é a imponente Spinnaker Tower, uma moderna torre de 170 metros que imita o formato de uma vela de navio e oferece uma vista panorâmica completa do Canal da Mancha.
Essa inserção geográfica também aproximou a comitiva de dinâmicas históricas únicas no Portsmouth Historic Dockyard, o estaleiro histórico que abriga navios lendários como o HMS Victory (famoso navio do Almirante Nelson na Batalha de Trafalgar) e o navio Tudor Mary Rose.
LEIA MAIS
+Lidas