Alagoas

Decreto prorroga Fase Amarela em Alagoas por mais sete dias

TNH1 | 10/09/21 - 09h16 - Atualizado em 10/09/21 - 09h30
Itawi Albuquerque/TNH1

O Governo alagoano publicou, nessa quinta-feira, 09, no Diário Oficial do Estado (DOE), um novo decreto emergencial prorrogando a Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado por mais sete dias. As regras permanecem as mesmas para todos: evitar aglomerações, respeitar os protocolos de distanciamento social, utilizar máscara ao sair de casa e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool a 70%. 

O documento autoriza os estabelecimentos a continuarem com as normas já estipuladas no decreto anterior, respeitando a capacidade definida para cada segmento. Os espaços para práticas esportivas, públicos e privados, continuam a ser usados sem a presença da população.

Foram mantidas as seguintes medidas:

  • As lojas, galerias e centros comerciais e os shopping centers, academias, clubes e centro de ginásticas estão autorizadas a funcionar em seu horário regular, não havendo mais restrição de horário.
  • As academias, clubes e centros de ginásticas com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade e agendamento de horário, vedada a entrada de pessoas acima de 60 (sessenta) anos que não tenham tomado as duas doses da vacina, com pelo menos 15 (quinze) dias da segunda dose aplicada, e pessoas que possuam comorbidades, tendo seu horário e dias de funcionamento conforme o art. 4º deste Decreto, sendo permitida aulas coletivas com no máximo 25 (vinte e cinco) pessoas por turma.
  • Salões de beleza e barbearias, com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade e agendamento de horário, tendo seu horário e dias de funcionamento conforme o art. 4º deste Decreto.
  • Teatros, museus, parques temáticos, circos e cinemas com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade.
  • Templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade.
  • Transporte intermunicipal e turístico com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade.
  • Espaços para práticas esportivas, públicos e privados, sem a presença de público.
  • Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres terão seu horário de funcionamento de 5h às 0h do dia subsequente, durante os dias da semana, quanto ao final de semana terão seu horário de funcionamento de 5h até as 2h horas da manhã do dia subsequente, podendo funcionar após as 0h e após as 2h da manhã, apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas.
  • Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres com 75% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade.
  • Fica autorizado a realização de eventos sociais, corporativos e celebrações, sem venda de ingressos: I – eventos ao ar livre, limitados a 200 (duzentas) pessoas; e II – eventos em locais fechados, limitados a 100 (cem) pessoas.