Maceió

Defesa Civil de Maceió interdita quatro casas após colapso na grota do Aterro

Secom Maceió | 20/06/24 - 16h59
A interdição ocorreu após o colapso parcial de uma residência que já havia sido notificada | Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió interditou quatro residências na manhã desta quinta-feira (20), na grota do Aterro, no bairro Novo Mundo. A interdição ocorreu após o colapso parcial de uma residência que já havia sido notificada.

“No dia 13 deste mês uma equipe esteve no local e identificou muitas rachaduras nas paredes e imediatamente notificou a família para deixar a residência e buscar local seguro”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

Além da residência colapsada, a casa ao lado e mais duas na parte de baixo foram interditadas, mas não havia moradores, já que foram evacuadas. Após análises dos engenheiros da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), as residências serão demolidas para que o risco seja completamente eliminado.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, uma equipe da Defesa Civil já estava no local para auxiliar na retirada dos moradores e isolamento da área. Na sequência, a família foi atendida pela Diretoria Social do órgão, enquanto outra equipe fez a retirada dos pertences como móveis e eletrodomésticos.

Recomendação de evacuação - A Defesa Civil de Maceió já havia notificado os moradores da residência sobre a necessidade de reparos ou evacuação do local. O órgão orienta aos moradores das áreas de risco que sigam as recomendações para que ocorrências com maior gravidade sejam evitadas.

“Nosso principal intuito é salvaguardar a vida das pessoas. Estamos hoje diante de uma ocorrência que teve como consequência apenas danos materiais. Mas, poderia ter sido pior. Por isso, é importante que as pessoas sigam as nossas recomendações, pois trabalhamos de forma técnica e com responsabilidade”, acrescenta o coordenador-geral.

A Defesa Civil de Maceió realiza todo trâmite necessário para a retirada das famílias quando há risco iminente. O órgão realiza o encaminhamento para os benefícios eventuais, de acordo com o perfil socioeconômico da família, e auxilia na retirada de pertences, quando necessário, para que o mais breve possível a família esteja em local seguro.

Acione a Defesa Civil - A população pode acionar a Defesa Civil de Maceió ligando gratuitamente para o telefone 199. A central de atendimento vai solicitar os dados da pessoa e uma breve descrição do cenário.