Comportamento

Desafio do sal é a nova febre nas redes sociais e pode ser fatal

Diário On line | 03/03/20 - 15h24
Reprodução

Após o desafio da rasteira, uma nova moda nas redes sociais tem preocupado pais e especialistas. O "desafio do sal" consiste em se gravar enchendo a boca de sal e mostrando a reação - que é de cuspir. As informações são do Extra.

No entanto, segundo o vice-presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Ronaldo Gismondi, o novo desafio pode trazer prejuízos imediatos à saúde de quem participa.

Segundo o especialista, quando o consumo de sal ocorre de maneira aguda, ou seja, em um curto espaço de tempo, pode provocar hipernatremia hipervolêmica, "aumentando a pressão arterial e podendo sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório".

O cardiologista alerta ainda, que "consumir muito sal de uma hora para a outra pode também causar tonturas, desidratação, vômitos, além de aumentar o risco de coma e pode até ser fatal".

Em caso de alto consumo de sal, o especialista orienta que a pessoa sejam levada a uma unidade de emergência. 

"Desafio da rasteira"

Recentemente, um desafio deixou pais em alerta após viralizar nas redes sociais. Nele, duas pessoas davam uma rasteira na terceira, derrubando a "vítima" no chão. Os perigos vão desde quebrar uma costela, como bater a cabeça no chão, causando traumatismo no crânio e até a morte.