Mercado de Trabalho

Desenvolvedor Web: já pensou em seguir esta carreira?

Quero Bolsa | 16/04/19 - 11h55
O que faz um desenvolvedor web? | Kevin Ku / Unsplash

O desenvolvedor web é um dos profissionais mais requisitados no momento. Esta é uma atividade que tende a crescer ainda mais nos próximos anos com a evolução constante da tecnologia.

Você já pensou em seguir essa carreira? A seguir, encontre as principais informações sobre a profissão de desenvolvedor web: o que esse profissional faz, como é o mercado, como começar a programar e quais cursos existem na área.

O que faz um desenvolvedor web

De maneira simplificada, podemos dizer que o desenvolvedor web ― ou web developer ― é o profissional responsável por criar páginas para a web.

Você, ao acessar um site, sabia que existe toda uma estrutura por trás dele que faz tudo funcionar?

Essa estrutura consiste em um conjunto de códigos e comandos, que são lidos pelo navegador para exibir exatamente o que você vê e fazer funcionar todos os botões, links, imagens e animações quando você interage com a página.

O desenvolvedor web, então, é quem escreve os códigos do site e faz a manutenção para que eles funcionem como se espera.

Geralmente, esse profissional trabalha em parceria com um web designer, que é responsável por criar o layout (aparência) das páginas. A partir do design, o desenvolvedor web entra em cena e traduz tudo que é imagem para a linguagem dos códigos.

O desenvolvedor web também pode se especializar em algumas áreas. Veja agora quais são as principais:

Desenvolvedor Front-End

Front-end é o nome que se dá aos elementos com os quais um visitante de um site interage. O desenvolvedor front-end, então, é responsável por dar vida à interface ― design, conteúdo e navegação ―, com a intenção de proporcionar a melhor experiência para o usuário em qualquer dispositivo, como desktops, smartphones e tablets.

Desenvolvedor Back-End

Já o back-end consiste na estrutura que fica por trás da aplicação e que o visitante não vê. Nesse caso, o desenvolvedor back-end deve garantir que o sistema responda corretamente às ações dos usuários, por meio da comunicação com o banco de dados e das regras da aplicação (definidas através do código).

Desenvolvedor Full-Stack

O desenvolvedor que domina tanto front-end quanto o back-end é chamado de desenvolvedor full-stack e adquire um perfil multidisciplinar, capaz de desenvolver um projeto completo.

Quais linguagens de programação são usadas para desenvolvimento web?

Se as interfaces da web se tornaram mais complexas e atrativas para os visitantes, dá para imaginar que a estrutura por trás delas também ficou mais robusta. Por isso, muitas linguagens de programação surgiram ou se tornaram mais populares nos últimos anos, exigindo conhecimentos mais específicos dos profissionais.

As linguagens de programação podem ser divididas conforme o seu uso: front-end ou back-end. Conheça agora as mais usadas:

Front-End

    • HTML (linguagem de marcação);
    • CSS (linguagem de estilo);
    • JavaScript (linguagem de script/programação, atualmente também usada para back-end).

Back-End

    • PHP (linguagem de script);
    • Java (linguagem de script);
    • Ruby (linguagem de script);
    • Python (linguagem de script);
    • SQL (banco de dados).

Vagas para desenvolvedor web: como se colocar no mercado profissional?

Existem várias possibilidades de atuação para o desenvolvedor web. Todo tipo de empresa pode requisitar um profissional que seja capaz de desenvolver aplicações para a web. Portanto, você pode encontrar vagas em empresas de pequeno a grande porte, além de agências focadas em marketing digital e criação de sites.

Outra possibilidade são as startups. Essas empresas são focadas em inovação e buscam um crescimento rápido e escalável. Se você acha que tem perfil para esse tipo de negócio, pode encontrar ótimas oportunidades nesse setor, e ainda crescer com as startups.

Se você não quer ser contratado por uma empresa, também pode atuar como um freelancer, que desenvolve sites por conta própria e presta serviços para empresas.

Vida de desenvolvedor web: como é o dia a dia dessa profissão?

Geralmente, imagina-se que o desenvolvedor web é aquela pessoa que vive grudada no computador e não se comunica com ninguém. Porém, no dia a dia, não é bem assim.

É verdade que esse conhecimento é necessário para criar projetos que funcionem corretamente, e também para saber se adaptar a diferentes cenários e resolver os problemas que caem no seu colo.

Porém, algumas habilidades sociais também são essenciais. A rotina do desenvolvedor web é de bastante comunicação com diferentes áreas da empresa e com os usuários que utilizam as suas criações. É extremamente importante entender seu público para saber a melhor maneira de desenvolver cada funcionalidade.

Por isso, saber trabalhar em uma equipe diversificada, que abrange diferentes perfis profissionais, e entender as necessidades dos usuários são habilidades importantes para desenvolver sites que entreguem a melhor experiência.

Como começar a aprender programação

Para começar a estudar programação, é interessante focar em linguagens que possam ajudar a construir uma base sólida de conhecimento e que sejam de mais fácil aprendizado, como HTML (para elementos visuais) e Python (para lógicas de programação).

Por outro lado, as linguagens de programação mais recentes e com poucos profissionais no mercado, como Elixir e Clojure, podem ser um diferencial para quando você já tiver um conhecimento mais consistente na área.

Se você quiser entrar nesse mundo do desenvolvimento web, existem vários cursos online, inclusive gratuitos, sobre os primeiros passos na lógica de programação e nas diferentes linguagens.

Vale a pena conferir esta seleção de cursos para desenvolvedor web e, quem sabe, já começar a criar as suas primeiras aplicações!

Faculdade de programação: qual formação devo ter?

As formações de nível superior mais cursadas pelos desenvolvedores web são Ciência da Computação e Sistemas de Informação (ou Análise de Sistemas). Engenharia da Computação e Engenharia de Software também são cursos de graduação que formam profissionais capacitados para programar.

Para cursar essas graduações, você pode encontrar boas oportunidades de bolsas de estudo em diversas faculdades do Brasil e, assim, obter uma formação na área com mensalidades mais em conta.

Agora você já sabe tudo sobre a carreira de desenvolvedor web. Se você se identificou com a área e acha que tem perfil para seguir nessa profissão, prepare-se para entrar em um mercado cheio de oportunidades, especialmente para quem se qualifica, já que as empresas não querem ficar para trás no quesito tecnologia.

Mas se prepare também para concorrer às vagas com muitos outros profissionais, que também querem aproveitar esse mercado em crescimento. Mais uma vez, a qualificação se mostra como um grande diferencial.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a profissão de desenvolvedor web, comente abaixo para podermos ajudar!